Ensino médio integrado à educação profissional:

algumas concepções

Autores

  • Wallace Pereira Sant’Ana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Hugo Barros da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Glen Cézar Lemos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Profissional, Integração, Educação, Trabalho

Resumo

Este artigo tem como tema as concepções do ensino médio e sua integração com a educação profissional. Pretende-se compreender algumas características da integração entre ensino médio e educação profissional, a partir da reflexão sobre o contexto histórico da integração e do dualismo educacional entre a etapa e a modalidade de ensino supracitadas, com base na compreensão dos sentidos e das perspectivas de integração. Para isso, são realizadas: uma retrospectiva histórica dos projetos de sociedade relacionados à educação integrada; uma reflexão a respeito da relação entre educação e trabalho numa perspectiva ontológica e histórica e, por fim, uma abordagem de algumas concepções e formas de integração entre ensino médio e educação profissional, por meio da análise de instrumentos normativos, com a visão do trabalho como princípio educativo e da organização curricular nesse processo de integração. Esta pesquisa tem como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo e descritivo, fundamentado em autores como Ramos, Ciavatta e Frigotto (2012). Os resultados mostram o caráter dual existente entre o ensino médio e a educação profissional – caráter que influencia os modos de compreender a relação trabalho e educação. Conclui-se, assim, que é importante perceber os sentidos dessa integração, mediante a compreensão do trabalho como princípio educativo, aliada a uma prática educativa, pedagógica e curricular que privilegie valores ético-políticos, históricos e científicos.

Biografia do Autor

Wallace Pereira Sant’Ana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2023). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2019). É Licenciado em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2017); Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2013); Licenciado em Geografia pela UniBF (2021); e Licenciado em Letras - Português pela Faculdade Única (2022). Possui Especialização em Direitos Humanos da Criança e Adolescente pela Universidade Federal de Goiás (2015); Especialização em Letramento Informacional: educação para a informação pela Universidade Federal de Goiás (2015); Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (2016); Especialização em Docência de Matemática e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única (2019); e Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela UniBF (2021). Atualmente é Pedagogo-Área no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Uruaçu e Professor pela Prefeitura Municipal de São Luiz do Norte. Exerceu os cargos de: Professor Temporário pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (2013, 2014, 2019, 2020 2021 e 2022); Assistente em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Uruaçu (IFG); Professor P-II pela Prefeitura Municipal de Uruaçu; Atendente Administrativo pela Prefeitura Municipal de São Luiz do Norte-GO; e como Menor Aprendiz pela Fundação Pró-Cerrado. Áreas de Atuação e de Pesquisa: Educação Matemática, Educação e Pedagogia, Formação de Pedagogos, Educação Especial, Políticas Educacionais e Trabalho Pedagógico, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico e Educação Profissional e Tecnológica.

Hugo Barros da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2019 - 2021). Especialização em Gestão Estratégica(2015 - 2016). Especialização em Gestão Pública(2016 - 2017). Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing (2013 - 2015). Graduação em Administração pela Faculdade Serra da Mesa - FASEM (2014 - 2017). Formação Profissional: Professor de Ensino Básico e Tecnológico - área Administração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Buriticupu - 2017 - (atual). Professor de Ensino Básico e Tecnológico - área Gestão Pública - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Eirunepé (junho a outubro de 2017). Auxiliar em Administração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Uruaçu (2012 - 2017). Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão Pública; Gestão de Marketing e Empreendedorismo. É idealizador do Encontro Empresarial e Interinstitucional de Buriticupu-MA, evento realizado na cidade desde 2018 em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Buriticupu (ACIB) e com o SEBRAE.

Glen Cézar Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Goiás (1988) , Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Doutorado em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro - SP (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos níveis médio e superior. Áreas de interesse: Ensino de Matemática, História da Matemática e Educação Matemática, Formação de Professores, Álgebra, Criptografia e Teoria de Códigos.

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Publicado

20.06.2018

Como Citar

Pereira Sant’Ana, W., Barros da Silva, H., & Cézar Lemos, G. (2018). Ensino médio integrado à educação profissional:: algumas concepções. Revista Tecnia, 3(1), 68–89. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/902

Edição

Seção

Educação e Ensino