GAMIFICAR A EXPERIÊNCIA HISTÓRICA

NARRATIVA E AGENCIAMENTO EM THE LIFE AND SUFFERING OF SIR BRANTE (2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1215

Palavras-chave:

Videogames, História, Narrativa, Agenciamento

Resumo

Este artigo investiga os usos da história pelos videogames, por meio de um estudo de caso ancorado no jogo The Life and Suffering of Sir Brante (TLSSB), desenvolvido pela empresa russa Sever Studio em 2021. A partir dele, levanta-se o seguinte problema: como os jogos eletrônicos se relacionam com a história e a manipulam para criar formas de entretenimento? Empregando um método descritivo, o trabalho analisa o artefato com o objetivo de elucidar a sua jogabilidade, isto é, a maneira como ele torna a história jogável. Ao final, concluímos que jogos como TLSSB agenciam os jogadores não apenas para entretê-los, mas também para lhes proporcionar uma experimentação histórica, de forma gamificada.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em História (licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), especialização (2012) mestrado (2015) e doutorado (2019) em História e Culturas Políticas pela mesma instituição. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, na linha de pesquisa "Do Antigo ao Moderno: poderes, culturas e discursos". É membro do Conselho Científico do Laboratório de Estudos Medievais (LEME), coordenando o núcleo UFPE. Também pertence ao quadro docente do PROFHISTORIA/UFPE, vinculado à linha de pesquisa "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão". Tem experiência na área de História, com ênfase em História (e Ensino de História) Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: franciscanismo, hagiografia e santidade; história da Igreja; religião cívica, regimes comunais e culturas políticas italianas; historiografia medieval; neomedievalismos e videogames.

Lara Freire, Universidade Federal de Pernambuco

É graduanda em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bolsista CNPq de Iniciação Científica e membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME/UFPE). Atualmente desenvolve pesquisas na áreas de História Medieval e Videogames, com ênfase em estudos político-culturais.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Ribeiro, F. A., & Freire, L. (2024). GAMIFICAR A EXPERIÊNCIA HISTÓRICA: NARRATIVA E AGENCIAMENTO EM THE LIFE AND SUFFERING OF SIR BRANTE (2021) . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 26–50. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1215