HISTÓRIA, PODCAST E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE PODCAST NO ENSINO DE HISTÓRIA, EXPERIMENTAÇÕES DO PIBIDHISTÓRIA-UFCAT
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.82Palavras-chave:
Ensino de História., Didática, Podcast, Tecnologia DigitalResumo
Esse artigo propõe uma reflexão sobre a importância e possibilidades do podcast no Ensino de História, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental II. Abordamos a relação entre tecnologias digitais, sociedade, escola e aluno. A tecnologia que possibilita o uso do podcast pode ser adaptada ao Ensino de História, deixando as aulas mais didáticas, interativas e fazendo com que o conhecimento histórico produzido no espaço escolar seja divulgado de forma mais ampla. A proposta desenvolve-se a partir de uma experiência vivenciada junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de História da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), edição de 2020-2021, quando utilizamos o podcast, como ferramenta para as aulas de História na Escola Instituto Matilde Margon Vaz, instituição da rede pública estadual de Educação Básica. O podcast mostrou-se como importante aliado para o ensino e para aprendizagem de história, por isso deve ser, como outras tecnologias digitais, pensado e experimentado como ferramenta em programas e cursos de formação de professores.
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