APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ JOGOS ELETRÔNICOS E VIDEOGAMES COMO CAMPO DE ESTUDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.2080

Resumo

O presente dossiê tem como objetivo estimular a publicação de pesquisas em História e Ensino de História que abordem os jogos eletrônicos (ou videogames) como fontes, teorias, métodos, estudos de casos ou análises em geral. Nos últimos vinte anos, os estudos sobre videogames têm experimentado um crescimento significativo. No Brasil, o campo atrai toda uma geração de novos pesquisadores, dispostos a encarar os jogos eletrônicos como objetos culturais importantes, capazes de ensejar discussões sociais, políticas e econômicas que refletem não apenas os dilemas hodiernos, mas também as maneiras como nós, hoje, nos relacionamos com o passado e a história. O interesse sobre os jogos não mobiliza apenas historiadores, mas profissionais de várias outras disciplinas: Comunicação, Computação, Filosofia, Psicologia, Pedagogia e muitas outras.

Biografia do Autor

Leonardo Dallacqua de Carvalho , Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em História pela Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ (2019) com bolsa FIOCRUZ. Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2014) com bolsa FAPESP. Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010) com bolsa FAPESP. Professor no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi pesquisador-bolsista PDCTR - FAPEMA-CNPq (2021-2024). Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2021-2022). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências e da Saúde, História Contemporânea e História Intelectual. Trabalha com temas relacionados à saúde pública, saneamento, eugenia, história intelectual, pensamento social brasileiro, questões relacionadas à raça, interpretação da Nação. Desenvolve outra frente de pesquisa sobre Jogos Eletrônicos em perspectiva histórica.

Felipe Augusto Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em História (licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), especialização (2012) mestrado (2015) e doutorado (2019) em História e Culturas Políticas pela mesma instituição. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, na linha de pesquisa "Do Antigo ao Moderno: poderes, culturas e discursos". É membro do Conselho Científico do Laboratório de Estudos Medievais (LEME), coordenando o núcleo UFPE. Também pertence ao quadro docente do PROFHISTORIA/UFPE, vinculado à linha de pesquisa "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão". Tem experiência na área de História, com ênfase em História (e Ensino de História) Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: franciscanismo, hagiografia e santidade; história da Igreja; religião cívica, regimes comunais e culturas políticas italianas; historiografia medieval; neomedievalismos e videogames.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Carvalho , L. D. de, & Ribeiro, F. A. (2024). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ JOGOS ELETRÔNICOS E VIDEOGAMES COMO CAMPO DE ESTUDO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), I-VII. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.2080