GUERRA FRIA, MEDO, MASCULINIDADE E DISTOPIA NA TRILOGIA MAD MAX (1979-1985)
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2736Palavras-chave:
Guerra Fria, Mad Max, Masculinidade, Gênero, CinemaResumo
O presente artigo analisa as representações do medo nuclear e das masculinidades na trilogia Mad Max (1979-1985), ambientada em um cenário distópico de colapso social. A questão que move esta investigação é compreender como o cinema, no contexto da Guerra Fria, articula sentimentos de medo e poder masculino. O objetivo é examinar a construção simbólica de um modelo de masculinidade que indiretamente dialoga com discursos políticos e culturais do período. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se em referenciais dos estudos de gênero e na análise histórica das representações sociais. A partir desses critérios análise da trilogia evidencia temores do período e reafirma valores conservadores ao projetar o homem branco e autossuficiente como paradigma de sobrevivência.
Referências
BACCOLINI, Raffaella; MOYLAN, Tom. (org.) Dark Horizons: science fiction and the dystopian imagination. New York: Routledge, 2003.
BAECQUE, Antoine. Projeções: a virilidade na tela. In: COURTINE, Jean-Jacques. (org.) História da virilidade: 3. A virilidade em crise? Séculos XX-XXI. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.
BAKER, Brian. Masculinity in fiction and film: representing men in popular culture genres 1945-2000. London/New York: Continuum, 2006.
BIBER, Katherine. The threshold moment: masculinity at home and on road in Australian cinema. Lumina: A Journal of Historical and Cultural Studies, v. 7, p. 26-46, 2001. Disponível em: https://search.informit.org/doi/epdf/10.3316/informit.305314199473183 Acesso em: 10 jul. 2025.
CONZE, Eckart; KLIMKE, Martin; VARON, Jeremy. Nuclear threats, nuclear fear and Cold War of the 1980s. New York, Cambridge University Press, 2017.
CZIZEWESKI, Grégori Michel. V de Vingança e o thatcherism. In: XV Encontro Estadual de História da ANPUH-SC, (15, 2014: Florianópolis), Anais do XV Encontro Estadual de História, 2014. Disponível em: https://encurtador.com.br/XvGZ Acesso em: 19 nov. 2025.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FEENBERG, Andrew. Alternative modernity: the technical turn in philosophy and social theory. California: University of California Press, 1995.
GRISOLIO, Lilian Marta. American Dream e o pesadelo vermelho: americanização e anticomunismo nas páginas de O Cruzeiro, 1947-1950, Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12663 Acesso em: 19 nov. 2025.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX – 1914-1991, São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
IANNI, Otávio. Capitalismo, violência e terrorismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
KIMMEL, Michael S. A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalternas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 4, n. 9, p. 103-117, out. 1998. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71831998000200007 Acesso em: 31 out. 2025.
MILLER, George. “Mad Max II”: How George Miller”s “Road Warrior” Became One of the Greatest Action Movies of All Time. Disponível em: https://cinephiliabeyond.org/the-road-warrior/ Acesso em: 01 ago. 2025.
REAGAN, Ronald. Inaugural address. January, 20, 1981. Disponível em: https://reaganlibrary.archives.gov/archives/speeches/1981/12081a.htmm Acesso em: 21 jul. 2025.
SUVIN, Darko. Theses on Dystopia 2001. In: BACCOLINI, Raffaella; MOYLAN, Tom. (org.) Dark Horizons: science fiction and the dystopian imagination. New York: Routledge, 2003.
THATCHER, Margareth. Interview for Woman”s Own (“no such thing [as society]”). Disponivel em: https://www.margaretthatcher.org/document%2F106689 Acesso em: 22 jul. 2025.
WINN, John Emmett. Mad Max, Reaganism and The Road Warrior. In: Kinema: a journal for film and audiovisual media. 2014. Disponível em: http://www.kinema.uwaterloo.ca/article.php?id=253 Acesso em: 17 jul.2025.
Fontes
MAD MAX. Direção: George Miller. Produção: Byron Kennedy. Roteiro: George Miller e James McCausland. Austrália: Kennedy Miller Productions, 1979. 1 filme (93 min), son. , color.
MAD MAX 2: A CAÇADA CONTINUA. Título original: Mad Max 2: The Road Warrior. Direção: George Miller. Produção: Byron Kennedy. Roteiro: Terry Hayes, George Miller e Brian Hannant. Austrália: Kennedy Miller Productions, 1981. 1 filme (96 min), son., color.
MAD MAX: ALÉM DA CÚPULA DO TROVÃO. Título original: Mad Max: Beyond Thunderdome. Direção: George Miller e George Ogilvie. Produção: George Miller e Doug Mitchell. Roteiro: Terry Hayes e George Miller. Austrália: Kennedy Miller Productions, 1985. 1 filme (107 min), son., color.