A estrutura da propaganda nazista no cinema: o caso de Leni Riefenstahl

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.101

Palavras-chave:

Cinema, Nazismo, Propaganda, Leni Reifenstahl

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma investigação sobre a estrutura do sistema de propaganda nazista do ponto de vista institucional e ideológico. Para tanto, toma-se o filme “O Triunfo da Vontade”[1] (1935), de Leni Reifenstahl, como fonte para este trabalho. A problemática que norteia este artigo é refletir como se estruturou, ideologicamente e institucionalmente, o aparato propagandístico nazista. A hipótese aqui testada é a de que o Magnum opus de Riefenstahl representa um dos melhores exemplos da produção propagandística nazista devido a dois fatores bem delimitados: sua estética e sua estrutura de produção. Dessa forma, entendemos que o filme só foi possibilitado devido a um aparato institucional que permitiu sua realização.

Biografia do Autor

Elbio Roberto Quinta Junior, Universidade Federal de Goiás - Faculdade de História

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2016). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em Regimes Totalitários, Comunicação de Massa e Propaganda Nazista. Também atua como Revisor e membro do Corpo Editorial da Revista de Teoria da História, da Universidade Federal de Goiás, e como Editor Técnico na Revista Poder & Cultura. 

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Quinta Junior, E. R. (2023). A estrutura da propaganda nazista no cinema: o caso de Leni Riefenstahl. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 49–66. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.101

Edição

Seção

Artigos