GUERRA FRIA, MEDO, MASCULINIDADE E DISTOPIA NA TRILOGIA MAD MAX (1979-1985)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2736

Palavras-chave:

Guerra Fria, Mad Max, Masculinidade, Gênero, Cinema

Resumo

O presente artigo analisa as representações do medo nuclear e das masculinidades na trilogia Mad Max (1979-1985), ambientada em um cenário distópico de colapso social. A questão que move esta investigação é compreender como o cinema, no contexto da Guerra Fria, articula sentimentos de medo e poder masculino. O objetivo é examinar a construção simbólica de um modelo de masculinidade que indiretamente dialoga com discursos políticos e culturais do período. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se em referenciais dos estudos de gênero e na análise histórica das representações sociais. A partir desses critérios análise da trilogia evidencia temores do período e reafirma valores conservadores ao projetar o homem branco e autossuficiente como paradigma de sobrevivência.

Biografia do Autor

Lilian Marta Grisolio, Universidade Federal de Catalão

É professora do Instituto de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Catalão - UFCAT e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional (PPGH-MP) em História da UFCAT. Possui Graduação em História - bacharelado e licenciatura, Mestrado e Doutorado em História Social pela PUC-SP. É também graduada em Pedagogia. Com ampla experiência no magistério, lecionou História no Ensino Fundamental e Médio desde 1994, e a partir de 2002, também no Ensino Superior. Lecionou no curso de Pós-Graduação Lato Sensu - História, Sociedade e Cultura da PUC-SP (2008-2012). É pesquisadora do grupo de pesquisa DIALOGUS - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho da UFCAT. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando em temas como política e cultura, feminismo, gênero, linguagem audiovisual e cinema.

Rodrigo Aparecido de Araújo Pedroso, USP

Possui doutorado (2020) e mestrado (2014) em História Social pela Universidade de São Paulo - USP. Especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP (2010) e graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Foi professor substituto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília, ministrando aulas nos cursos de Ciências Sociais e Relações Internacionais durante o ano letivo de 2021. Atualmente é professor da Prefeitura da Estância Turística de São Roque. Tem experiência na área de História, com ênfase em História dos Estados Unidos, atuando principalmente nos seguintes temas: história em quadrinhos, cinema, Capitão América, distopias e Guerra Fria. 

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Grisolio, L. M., & Pedroso, R. A. de A. (2025). GUERRA FRIA, MEDO, MASCULINIDADE E DISTOPIA NA TRILOGIA MAD MAX (1979-1985). Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(9), 167–187. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2736

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