IDENTIDADE CULTURAL E ABORDAGENS HISTÓRICAS: O HEAVY METAL COMO VETOR DE ENSINO NA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1400Palavras-chave:
Cultura, Ensino de História, MúsicaResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a música, especificamente o gênero Heavy Metal, como instrumento interdisciplinar para o ensino de História e mostrar como a música aproxima a população de sua história auxiliando na preservação de culturas e identidades. Em um contexto geral o ambiente digital facilita o uso da música como vetor de ensino, tanto pelo fator da globalização quanto pela facilidade de acesso que promove. Como metodologia utiliza-se de revisão bibliográfica, análise da discografia da banda Angra e de composições do gênero Heavy Metal para dar base ao debate apresentado, além de pesquisa em mídias e redes digitais. A banda brasileira Angra desponta como foco para análise e potencial uso para ensino de História do Brasil atrelada à interdisciplinaridade junto a outras disciplinas, o debate no presente texto apresenta a riqueza cultural através de um gênero estrangeiro adaptado a nossa cultura.
Referências
Álbum Angels Cry, disponível em: <https://www.vagalume.com.br/angra/discografia/angels-cry.html > acesso em 06/02/2024 as 17:40.
Álbum Black Sabbath, disponível em: <https://www.letras.mus.br/black-sabbath/discografia/black-sabbath-1970/ > acesso em 04/02/2024 as 10:50.
Álbum Holy Landy, disponível em: <https://www.vagalume.com.br/angra/discografia/holy-land.html > acesso em 03/02/2024 as 23:50.
Álbum Senjutsu, disponível em: <https://www.letras.mus.br/iron-maiden/discografia/senjutsu-2021/ > acesso em 03/02/2024 as 23:45
ALVES, Camila Gomes. Manifestações musicais: uma análise dos movimentos sociais na cidade do Rio de Janeiro, a partir da música popular brasileira. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória- ES, 2014. Disponível em: < https://www.cbg2014.a/gb.org.br/resources/anais/1/1404684432_ARQUIVO_CamilaGomesAlves.pdf > acesso em 30/01/2024 as 19:03.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro- RJ: Editora Zahar, 2005.
BENTO, Suellen Cristina Soares. Música, memória e identidade nacional: uma abordagem histórica do álbum Holy Land, Angra (1996). Florianópolis- SC: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à banca de avaliação da Universidade Federal de Santa Catarina, para obtenção do Grau de Bacharela e Licenciada em História, 2020.
Biografia da banda Angra disponível em : <https://www.vagalume.com.br/angra/biografia/ > acesso em 30/01/2024 as 18:24
Civil War (música e letra) , disponível em: <https://www.vagalume.com.br/guns-n-roses/civil-war-traducao.html> acesso em 04/02/2024 as 11:05.
Cronograma do 1º ano do Ensino Médio Estado de SP, disponível em: < https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/pdfs/Habilidades%20Essenciais%20de%20Historia%20-%20EM.pdf > acesso em 13/05/2024 as 15:55
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 10º ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Paz e Terra, 2022.
História do Álbum Angels Cry, disponível em:< https://igormiranda.com.br/2023/11/angra-angels-cry-1993-album-historia/ > acesso em 07/02/2024 as 00:11.
História do Heavy Metal, disponível em: <https://rockandroll.blog.br/rock-and-roll/historia-do-rock-and-roll/afinal-o-que-e-heavy-metal/#:~:text=O%20g%C3%AAnero%20musical%20surgiu%20no,final%20da%20d%C3%A9cada%20de%2080. > acesso em 02/02/2024 as 11:25
História da música Carolina IV, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dawevsIWAv0 > acesso em 02/02/2024 as 18:45.
Imagem da capa do álbum Holy Land, disponível em: <https://open.spotify.com/album/2NSlJrtlqkv1lfUvoEZ0EL?si=eD3bRCiFQ0mqx2uLi20ZaA > acesso em 08/05/2024 as 16:00
Imagem da capa do álbum Powerslave, disponível em: <https://open.spotify.com/album/309KOMEivisMmBuzk09635?si=wgO_M5H2TLexextoocXx1g > acesso em 08/05/2024 as 16:05
Imagem da capa do álbum Senjutsu, disponível em: <https://open.spotify.com/album/3TymcPWXqsCRA5oSL0TkPU?si=HsSaqEEcRTe0-O917bJPgQ > acesso em 08/05/2024 as 16:07
JUNIOR, Nilton Silva Jardim. Maracatu Metálico: influência de ritmos brasileiros na obra das bandas Angra e Sepultura. Rio de Janeiro-RJ: UFRJ, 2005.
LEÃO, Tom. Heavy Metal – guitarras em fúria. São Paulo- P: Editora 34, 1997.
LE GOFF, Jacques. Heróis e maravilhas da Idade Média. 2ª ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Matéria online sobre a banda Angra, disponível em:< https://igormiranda.com.br/2023/11/angra-angels-cry-1993-album-historia/ > acesso em 06/02/2024 as 17:50.
Músicas do Iron Maiden, disponível em: <https://www.letras.mus.br/iron-maiden/ > acesso em 03/02/2024 as 23:40.
NATIVIDADE, N. T. et al. Música em sala de aula. Projeto de TCC apresentado ao Curso de Pedagogia – Formação de Professores para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Projeto Professor Nota 10, da Faculdade de Ciências da Educação – FACE – do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, como parte das exigências para conclusão da disciplina Monografia I: Brasília: DF, 2005. One (música e letra), disponível em: <https://www.vagalume.com.br/metallica/one-traducao.html > acesso em 04/02/2024 as 11:15.
OSBOURNE, Ozzy. Eu sou Ozzy. Tradução de Marcelo Barbão. São Paulo: Saraiva, 2010.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 3ª. Ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2014.
RIBEIRO, Helton. Led Zeppelin. (Coleção Folha, Rock Stars; vol.7). São Paulo-SP: Editora Imaginaboooks: Folha de São Paulo, 2023.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-científico-informacional. – 5.ed. 1 reimpr. – São Paulo- SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
System Of a Down (biografia), disponível em:< https://www.vagalume.com.br/system-of-a-down/biografia/ > acesso em 06/02/2024 as 11:50.
VIEIRA, Fábio Antunes. Iron Maiden: História, Música e Imagem. Caminhos da História, Revista do departamento de história do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)- Volume 22, nº 1, 2017.
War Pigs (música e letra), disponível em: <https://www.vagalume.com.br/black-sabbath/war-pigs-traducao.html > acesso em 04/02/2024 as 11:10.