IDENTIDADE CULTURAL E ABORDAGENS HISTÓRICAS: O HEAVY METAL COMO VETOR DE ENSINO NA ERA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1400

Palavras-chave:

Cultura, Ensino de História, Música

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a música, especificamente o gênero Heavy Metal, como instrumento interdisciplinar para o ensino de História e mostrar como a música aproxima a população de sua história auxiliando na preservação de culturas e identidades. Em um contexto geral o ambiente digital facilita o uso da música como vetor de ensino, tanto pelo fator da globalização quanto pela facilidade de acesso que promove. Como metodologia utiliza-se de revisão bibliográfica, análise da discografia da banda Angra e de composições do gênero Heavy Metal  para dar base ao debate apresentado, além de pesquisa em mídias e redes digitais. A banda brasileira Angra desponta como foco para análise e potencial uso para ensino de História do Brasil atrelada à interdisciplinaridade junto a outras disciplinas, o debate no presente texto apresenta a riqueza cultural através de um gênero estrangeiro adaptado a nossa cultura.

Biografia do Autor

Ana Maria da Cunha Rosado, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda e bolsista CAPES no programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie; desenvolvendo pesquisas na área da cultura, memória, identidade, cidade e educação. Formada em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e mestre em Planejamento Urbano e Regional, pelo Instituto Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) da UNIVAP (mestrado realizado com bolsa CAPES); na graduação e no mestrado realizei pesquisas na área da cidade, memória, cultura caipira e historiografia (trabalhando principalmente as cidades de São José dos Campos e Aparecida -SP). No anos da graduação atuei como estagiária no Colégio Poliedro, fui bolsista p nos projetos PIBID e Residência Pedagógica e aluna de iniciação científica com participação no projeto de extensão pesquisa e ação do Laboratório de Cartografias Sociais de 2018 até 2021. Possuo Pós Graduação em LIBRAS e aperfeiçoamento em psicopedagogia, além de ser Técnica em Administração Empresarial. Atualmente parecerista voluntária na revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD).

Referências

Álbum Angels Cry, disponível em: <https://www.vagalume.com.br/angra/discografia/angels-cry.html > acesso em 06/02/2024 as 17:40.

Álbum Black Sabbath, disponível em: <https://www.letras.mus.br/black-sabbath/discografia/black-sabbath-1970/ > acesso em 04/02/2024 as 10:50.

Álbum Holy Landy, disponível em: <https://www.vagalume.com.br/angra/discografia/holy-land.html > acesso em 03/02/2024 as 23:50.

Álbum Senjutsu, disponível em: <https://www.letras.mus.br/iron-maiden/discografia/senjutsu-2021/ > acesso em 03/02/2024 as 23:45

ALVES, Camila Gomes. Manifestações musicais: uma análise dos movimentos sociais na cidade do Rio de Janeiro, a partir da música popular brasileira. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória- ES, 2014. Disponível em: < https://www.cbg2014.a/gb.org.br/resources/anais/1/1404684432_ARQUIVO_CamilaGomesAlves.pdf > acesso em 30/01/2024 as 19:03.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro- RJ: Editora Zahar, 2005.

BENTO, Suellen Cristina Soares. Música, memória e identidade nacional: uma abordagem histórica do álbum Holy Land, Angra (1996). Florianópolis- SC: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à banca de avaliação da Universidade Federal de Santa Catarina, para obtenção do Grau de Bacharela e Licenciada em História, 2020.

Biografia da banda Angra disponível em : <https://www.vagalume.com.br/angra/biografia/ > acesso em 30/01/2024 as 18:24

Civil War (música e letra) , disponível em: <https://www.vagalume.com.br/guns-n-roses/civil-war-traducao.html> acesso em 04/02/2024 as 11:05.

Cronograma do 1º ano do Ensino Médio Estado de SP, disponível em: < https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/pdfs/Habilidades%20Essenciais%20de%20Historia%20-%20EM.pdf > acesso em 13/05/2024 as 15:55

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 10º ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Paz e Terra, 2022.

História do Álbum Angels Cry, disponível em:< https://igormiranda.com.br/2023/11/angra-angels-cry-1993-album-historia/ > acesso em 07/02/2024 as 00:11.

História do Heavy Metal, disponível em: <https://rockandroll.blog.br/rock-and-roll/historia-do-rock-and-roll/afinal-o-que-e-heavy-metal/#:~:text=O%20g%C3%AAnero%20musical%20surgiu%20no,final%20da%20d%C3%A9cada%20de%2080. > acesso em 02/02/2024 as 11:25

História da música Carolina IV, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dawevsIWAv0 > acesso em 02/02/2024 as 18:45.

Imagem da capa do álbum Holy Land, disponível em: <https://open.spotify.com/album/2NSlJrtlqkv1lfUvoEZ0EL?si=eD3bRCiFQ0mqx2uLi20ZaA > acesso em 08/05/2024 as 16:00

Imagem da capa do álbum Powerslave, disponível em: <https://open.spotify.com/album/309KOMEivisMmBuzk09635?si=wgO_M5H2TLexextoocXx1g > acesso em 08/05/2024 as 16:05

Imagem da capa do álbum Senjutsu, disponível em: <https://open.spotify.com/album/3TymcPWXqsCRA5oSL0TkPU?si=HsSaqEEcRTe0-O917bJPgQ > acesso em 08/05/2024 as 16:07

JUNIOR, Nilton Silva Jardim. Maracatu Metálico: influência de ritmos brasileiros na obra das bandas Angra e Sepultura. Rio de Janeiro-RJ: UFRJ, 2005.

LEÃO, Tom. Heavy Metal – guitarras em fúria. São Paulo- P: Editora 34, 1997.

LE GOFF, Jacques. Heróis e maravilhas da Idade Média. 2ª ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Matéria online sobre a banda Angra, disponível em:< https://igormiranda.com.br/2023/11/angra-angels-cry-1993-album-historia/ > acesso em 06/02/2024 as 17:50.

Músicas do Iron Maiden, disponível em: <https://www.letras.mus.br/iron-maiden/ > acesso em 03/02/2024 as 23:40.

NATIVIDADE, N. T. et al. Música em sala de aula. Projeto de TCC apresentado ao Curso de Pedagogia – Formação de Professores para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Projeto Professor Nota 10, da Faculdade de Ciências da Educação – FACE – do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, como parte das exigências para conclusão da disciplina Monografia I: Brasília: DF, 2005. One (música e letra), disponível em: <https://www.vagalume.com.br/metallica/one-traducao.html > acesso em 04/02/2024 as 11:15.

OSBOURNE, Ozzy. Eu sou Ozzy. Tradução de Marcelo Barbão. São Paulo: Saraiva, 2010.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 3ª. Ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2014.

RIBEIRO, Helton. Led Zeppelin. (Coleção Folha, Rock Stars; vol.7). São Paulo-SP: Editora Imaginaboooks: Folha de São Paulo, 2023.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-científico-informacional. – 5.ed. 1 reimpr. – São Paulo- SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

System Of a Down (biografia), disponível em:< https://www.vagalume.com.br/system-of-a-down/biografia/ > acesso em 06/02/2024 as 11:50.

VIEIRA, Fábio Antunes. Iron Maiden: História, Música e Imagem. Caminhos da História, Revista do departamento de história do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)- Volume 22, nº 1, 2017.

War Pigs (música e letra), disponível em: <https://www.vagalume.com.br/black-sabbath/war-pigs-traducao.html > acesso em 04/02/2024 as 11:10.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Como Citar

Rosado, A. M. da C. (2024). IDENTIDADE CULTURAL E ABORDAGENS HISTÓRICAS: O HEAVY METAL COMO VETOR DE ENSINO NA ERA DIGITAL. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(6), 29–44. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1400