AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO VIDEOJOGO ASSASSIN’S CREED ORIGINS NA GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1159Palavras-chave:
Videojogos, Aprendizagem baseada em jogos, Ensino Superior, História, PortugalResumo
Este artigo apresenta uma estratégia pedagógica de aprendizagem baseada em jogos, através do videojogo Assassin’s Creed Origins na Graduação em História, em Portugal. Considera-se a pertinência deste tema para o campo das Humanidades Digitais, em particular no ensino de História, dado o potencial motivacional e de recriação de conteúdo histórico. Tratando-se de um estudo de caso em curso, desde 2020, avançam-se as atividades desenvolvidas e as percepções de estudantes e docentes envolvidos, que revelaram estreita consonância com os poucos estudos já desenvolvidos neste âmbito, nomeadamente reconhecendo as vantagens na construção de conhecimento histórico, devido à possibilidade de interação com este conteúdo, mas também algumas limitações, em particular no que concerne à competência digital para a integração destes recursos em ambiente educativo e à falta de infraestruturas adequadas para o desenvolvimento desta metodologia.
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