AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO VIDEOJOGO ASSASSIN’S CREED ORIGINS NA GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS

Autores

  • Francisco Manuel Dias Nabais Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
  • Sara Dias-Trindade Faculdade de Letras da Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0002-5927-3957

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1159

Palavras-chave:

Videojogos, Aprendizagem baseada em jogos, Ensino Superior, História, Portugal

Resumo

Este artigo apresenta uma estratégia pedagógica de aprendizagem baseada em jogos, através do videojogo Assassin’s Creed Origins na Graduação em História,  em Portugal. Considera-se a pertinência deste tema para o campo das Humanidades Digitais, em particular no ensino de História, dado o potencial motivacional e de recriação de conteúdo histórico. Tratando-se de um estudo de caso em curso, desde 2020, avançam-se as atividades desenvolvidas e as percepções de estudantes e docentes envolvidos, que revelaram estreita consonância com os poucos estudos já desenvolvidos neste âmbito, nomeadamente reconhecendo as vantagens na construção de conhecimento histórico, devido à possibilidade de interação com este conteúdo, mas também algumas limitações, em particular no que concerne à competência digital para a integração destes recursos em ambiente educativo e à falta de infraestruturas adequadas para o desenvolvimento desta metodologia.

Biografia do Autor

Francisco Manuel Dias Nabais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Possui graduação em História pela Universidade Nova de Lisboa(2023). Tem experiência na área de História, com ênfase em Curadoria e Humanidades Digitais. 

Sara Dias-Trindade, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Doutora em História e em Ciências da Educação e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra e é docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente, coordena o Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais do Centro de Estudos Interdisciplinares tendo integrado a equipa de coordenação científica desse centro entre 2017 e 2022. Nos últimos anos tem também coordenado diversos cursos de formação de professores em ambientes digitais, primeiro na Universidade de Coimbra, onde foi docente até 2022, e, atualmente, na Universidade do Porto. As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação. Entre os projetos de investigação em que tem participado, destacam-se os projetos "UC-AIPED, Aprendizagem e Inovação Pedagógica", da Reitoria da Universidade de Coimbra (entre 2020 e 2022), "Competências Digitais dos Professores Portugueses (CoDiProPT)", que coordenou entre 2018 e 2022 e "Cidades do norte da Lusitânia em cenários de aprendizagem 3D" (que coordena desde o início de 2023). Tem participado em diferentes publicações nacionais e internacionais e sido oradora convidada, tanto em Portugal como no estrangeiro, nessas mesmas áreas. Tem publicadas várias dezenas de artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e livros, destacando-se as obras "História, tecnologias e mobile learning: ensinar história na era digital" e "Educação digital para o desenvolvimento curricular e aquisição de competências transversais". 

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Nabais, F. M. D., & Trindade, S. M. da G. D. do C. (2024). AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO VIDEOJOGO ASSASSIN’S CREED ORIGINS NA GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 335–356. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1159