Digital Fashion in the Museum

an essay on Octa Fashion Exhibitions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1145

Keywords:

digital fashion, fashion communication, 3d modelling, fashion event, museum

Abstract

The article aims to explore the impact of an exhibition of fashion collections created virtually in the physical space of a museum. Digital fashion is a new category in fashion design, made possible by technological development in the visual representation of clothing products, especially in the representativeness and responsiveness of fabrics on virtual bodies. Particularly in the presented cases, it is relevant to indicate the exhibitions of the collections in an audiovisual exhibition based in a museum. Consequently, the present text intends to problematize not only the place of fashion and technology but also the future of museums – traditionally dedicated to the exhibition of archives, works of art, and relics – revisited with the potential of digital; in this case, specifically digital fashion.

Author Biography

Amanda Queiroz Campos, Udesc

Doutora em Design pela Bergische Universität Wuppertal (Alemanha) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), com ênfase em Teoria do Design (Designtheorie/Industrie Design). Este doutorado em cotutela foi o pioneiro na área de Design no Brasil, beneficiado com bolsas CAPES/DAAD e FAPESC.Graduada em Moda com habilitação em Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), possui também um Mestrado em Design e Expressão Gráfica pela UFSC (2013), com estudos interdisciplinares sobre tendências, marcas comerciais e o sistema da moda.Atualmente, é professora colaboradora na Udesc, onde lidera o planejamento e a realização do OCTA Fashion, o maior desfile de moda autoral de Santa Catarina, desde 2018. Sob sua coordenação, o evento passou por inovações significativas. Em 2021, a décima edição destacou-se como o maior desfile digital virtual da América Latina. Em 2023, assumiu o formato de exposição no Museu da Escola Catarinense (Florianópolis), aberto ao público por três meses. Correlacionada ao evento, também edita a revista anual Octa Mag.Como editora, atua ainda na revista acadêmica Modapalavra (PPG Moda | UDESC) e no periódico científico e-Revista LOGO, contribuindo para o avanço do conhecimento na área. Profissionalmente, é consultora de tendências e comportamento do consumidor. Possui experiência em Pesquisa de Tendências, Comunicação de Moda e Criação de Moda Autoral.

References

AZAMBUJA, Manuela; HENRIQUES, Fernanda; MIGUEL, Luis dos Santos; BAGHIM, Ciro Bortolucci. A desmaterialização da informação de moda: um estudo de caso de “The Fabricant”. In: Kelli C.A.S. Smythe, Rafael de Castro Andrade (orgs.) Anais do 10o CIDI e 10o CONGIC. Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI; Curitiba: 2021. Disponível em: <https://pdf.blucher.com.br/designproceedings/cidiconcic2021/090-355387-CIDI-Tecnologia_ac.pdf>. Accesso me 14 mar. 2024.

BAEK, E., HAINES, S., FARES, O. H., HUANG, Z., HOND, Y., LEE, S. H. Defining digital fashion: Reshaping the field via a systematic review. Computers in Human Behavior, v.137, n.107407. dez, 2022. pp.1-16. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.chb.2022.107407>. Acesso em: 14 de jul. 2023.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2003.

BOLDT, Rachel Sager. Contribuições dos sistemas CAD 3D no processo de validação do produto de moda. Dissertação de Mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios. Universidade do Minho. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/60182>. Acesso em: 02 fev. 2024.

CAMPOS, A. Q. Fashion events during the Covid-19 pandemic: the experience of digital OCTA Fashion. Convergences – Journal of Research and Arts Education. v.15, n.30, nov. 2022, pp. 23-34. Disponível em: <https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.30.132 >. Acesso em: 02 fev. 2024.

CLO 3D. n.d. Clo | 3D Fashion Design Software. Disponível em: <https://www.clo3d.com/en/>. Acesso em: 09 mai. 2023.

HENRIQUES, Fernanda; MARGADONA, Laís Akemi; GADOTTI, Marcella. O pensar híbrido contemporâneo no design e na fotografia: diálogos entre o artesanal e o digital. Revista Educação Gráfica, v.21, n.1, abr. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.5151/despro-ped2016-0299>. Acesso em 14 mar. 2024.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: Editora 34, 2019.

LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACEDO, Beatriz Martins. 2023. Avaliação do potencial de desenvolvimento de coleções de moda com recurso à tecnologia CAD 3D - estudo de caso CLO 3D. Tese de doutorado. Universidade do Minho. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/83000>. Acesso em 30 jan. 2024.

MESC. 2019. Plano Museológico • Museu da Escola Catarinense • MESC/UDESC • 2020 | 2025. Disponível em: <http://www1.udesc.br/arquivos/id_submenu/2318/plano_museologico_mesc_2020.2025.pdf>. Acesso em 15 jan. 2023.

MOURA, Mônica. Design contemporâneo = cultura digital + linguagem + hibridismo. In: Congresso Internacional de Pesquisa em Design Brasil, v.3, 2005, Rio de Janeiro. Anais ...., Rio de Janeiro: 2005.

ROCAMORA, Agnes. New fashion times: Fashion and digital media. pp. In: BLACK, Sandy; DE LA HAYE, Amy; ENTWISTLE, Joanne; ROCAMORA, Agnes; ROOT, Regina; THOMAS, Helen (ed.). The Handbook of Fashion Studies. p.61-77. London/New York: Bloomsbury Publishing, 2013.

RODRIGUES, Márcio Silva; MACHADO, Cristiane Brito; SANTANA, Camila Lima. Hibridismo, cibercultura e educação. Video Journal of Social and Human Research, p. 15-28, 2023. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.30

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.

SENA, Taisa Vieira. Moda na era digital: explorando as tendências do metaverso, NFTs e sustentabilidade. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3530. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23530. Acesso em: 14 mar. 2024.

Published

2024-08-26

How to Cite

Campos, A. Q. (2024). Digital Fashion in the Museum: an essay on Octa Fashion Exhibitions. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 383–403. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1145