MODA DIGITAL NO MUSEU

UM ENSAIO SOBRE AS EXPOSIÇÕES OCTA FASHION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1145

Palavras-chave:

Moda Digital, Evento de Moda, Modelagem 3D, Comunicação de Moda, Museu

Resumo

O artigo pretende explorar o impacto de uma exposição de coleções de moda confeccionadas virtualmente no espaço físico presencial de um museu. Para tal, o percurso metodológico que guiou esta pesquisa foi composto por estudo de caso (as edições 11 e 12 do Octa Fashion) e revisão bibliográfica sobre moda digital, virtualização da moda e a suposta dualidade real/virtual que fundamentou a discussão final. A moda digital é uma nova categoria no design de moda, possibilitada pelo desenvolvimento tecnológico na representação visual dos produtos de vestuário, especialmente na representatividade e capacidade de resposta dos tecidos nos corpos virtuais. Particularmente nos casos apresentados, é relevante indicar a exposição das coleções numa exposição audiovisual sediada num museu. Consequentemente, o presente texto problematizou não somente o lugar da moda e da tecnologia, mas também o futuro dos museus – tradicionalmente dedicados à exposição de arquivos, obras de arte e relíquias – revisitados com o potencial do digital; neste caso, especificamente a moda digital.

Biografia do Autor

Amanda Queiroz Campos, Udesc

Doutora em Design pela Bergische Universität Wuppertal (Alemanha) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), com ênfase em Teoria do Design (Designtheorie/Industrie Design). Este doutorado em cotutela foi o pioneiro na área de Design no Brasil, beneficiado com bolsas CAPES/DAAD e FAPESC.Graduada em Moda com habilitação em Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), possui também um Mestrado em Design e Expressão Gráfica pela UFSC (2013), com estudos interdisciplinares sobre tendências, marcas comerciais e o sistema da moda.Atualmente, é professora colaboradora na Udesc, onde lidera o planejamento e a realização do OCTA Fashion, o maior desfile de moda autoral de Santa Catarina, desde 2018. Sob sua coordenação, o evento passou por inovações significativas. Em 2021, a décima edição destacou-se como o maior desfile digital virtual da América Latina. Em 2023, assumiu o formato de exposição no Museu da Escola Catarinense (Florianópolis), aberto ao público por três meses. Correlacionada ao evento, também edita a revista anual Octa Mag.Como editora, atua ainda na revista acadêmica Modapalavra (PPG Moda | UDESC) e no periódico científico e-Revista LOGO, contribuindo para o avanço do conhecimento na área. Profissionalmente, é consultora de tendências e comportamento do consumidor. Possui experiência em Pesquisa de Tendências, Comunicação de Moda e Criação de Moda Autoral.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Campos, A. Q. (2024). MODA DIGITAL NO MUSEU: UM ENSAIO SOBRE AS EXPOSIÇÕES OCTA FASHION. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 383–403. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1145