Divergências na utilidade e usabilidade das ferramentas digitais: a segmentação do conteúdo de moda na contribuição do bem-estar social da pessoa idosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.76

Palavras-chave:

Idoso, Usabildade, Utilidade, Imagem visual, bem-estar

Resumo

Mediante o aumento da expectativa de vida da pessoa idosa e o crescimento da população, torna-se presente a tecnologia informatizada na contribuição de sua longevidade, proporcionando a convivência com os mecanismos digitais acessíveis. O processo de envelhecimento se constrói por histórias vividas e sua contagem cronológica e se faz presente neste estudo por meio de uma averiguação na inclusão de ferramentas digitais no cotidiano da pessoa idosa. Este estudo apresenta uma abordagem investigativa da pessoa idosa e a presença das ferramentas digitais, o que averiguou que é possível a segmentação do conteúdo de moda na contribuição do bem-estar subjetivo no acesso digital pela pessoa idosa. Sendo assim, esta pesquisa aprofunda-se nos acessos pela pessoa idosa, nas ferramentas digitais e na identificação dos conteúdos acessados e visualizados por elas. O estudo inicia-se perante uma investigação no que se diz respeito ao conhecimento das ferramentas digitais, da sua utilidade e usabilidade dos mecanismos digitais disponíveis na atualidade. Portanto, justifica-se a compreensão ao objetivo principal deste estudo, ou seja, a moda pode ser introduzida como conteúdo de aplicativos acessados pela pessoa idosa, tornando-se presente em seus acessos, por meio de um modelo conceitual com base na educação tecnológica. Sendo assim, este estudo classifica-se como uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos, o embasamento teórico foi elaborado, em especial, por meio de livros, artigos, dissertações e teses, evidenciando a moda como centro dos assuntos e conteúdos, contribuindo na imagem visual, autoestima e bem-estar da pessoa idosa. Conclui-se que o entendimento de conteúdos relacionados à moda, pode contribuir na imagem visual e em seu bem-estar subjetivo, o que nos resultou no interesse e na compreensão referente a uma navegação segmentada de acordo com os interesses da pessoa idosa.

Biografia do Autor

João Jacques Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

A busca por soluções no universo digital é desafio constante e aguça minha curiosidade por processos, métodos, ações e pessoas. O desejo (cada vez maior!) por conhecimento me movimenta para aprender, querer entender, criar, prototipar e executar projetos que contribuam para um ecossistema de negócios.

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Desenho Industrial, Estilismo e Modelagem de moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também especialista em Atualização para docentes de Nível Superior (1980) pela UFSC. Também especialista em Geografia e Desenvolvimento Regional e Urbano (1978) pela UFSC. Licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. Atualmente, é professora do quadro efetivo de docentes do curso de bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa), ambos da Udesc. É membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (Udesc/CNPq). É membro do conselho editorial da revista ModaPalavra e-periódico (Udesc). É membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM). É coordenadora do Laboratório de Tecnologia do Vestuário e Economia Criativa (LaCRIAT), da Udesc. Atua, leciona e pesquisa as seguintes áreas: ergonomia, modelagem plana do vestuário, moulage, processos produtivos nas indústrias têxteis e de confecção, gestão do conhecimento, negócios de moda e aprendizagem organizacional.

Lucas da Rosa , Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Econômicas (Ano: 2000) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção (Ano: 2002) e Mestre em Educação e Cultura (Ano: 2005), ambas formações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos. 

Monique Vandresen , Universidade do Estado de Santa Catarina

Jornalista e professora universitária, trabalha desde 1988 com Jornalismo Cultural, tendo editado o caderno de cultura do jornal O Estado e colaborado com publicações como Revista Nova Cosmopolitan, Revista Veja, Revista Empreendedor, Jornal O Catarina, Jornal da Indústria e Comércio, Jornal AN Capital. Trabalhou na TV Cultura e produziu vídeos e roteiros para a UDESC, UFSC e Ministério da Educação. É Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005) e desenvolve pesquisa na área de Comunicação, com ênfase no papel da revista feminina na construção de conceitos de moda e elegância. Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, realizou estagio pos doutoral na University of California- Riverside. Possui experiência na área de Moda, Arte e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Transmídia, Novas Mídias, Moda, Comportamento, História, Comunicação e Consumo. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), com mestrado em Desenvolvimento pelo Institute Of Social Studies (1993) , onde foi bolsista do Governo Holandês.Professora dos Programas de Pós Graduação Maestría en Diseño Gráfico e Maestría en Diseño Estratégico y Social na USIL / Universidad San Ignacio de Loyola, em Lima, Peru.

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Jacques Neto, J., Silveira, I., da Rosa , L., & Vandresen , M. (2023). Divergências na utilidade e usabilidade das ferramentas digitais: a segmentação do conteúdo de moda na contribuição do bem-estar social da pessoa idosa. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 197–221. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.76

Edição

Seção

Artigos