Social capital in times of algorithms

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2676

Keywords:

Algorithms, Social capital, Digital platforms, Social networks, Social relevance

Abstract

This article discusses the (im)possibilities of social capital distribution and the analysis of relationships engendered by mediation technologies on social networking platforms. It questions whether content performance metrics, such as engagement quantities, are, in fact, indicators of social capital flow. It is based on a non-systematic literature review that articulates a critical analysis of classic authors dealing with social capital and network relationships with recent studies on the outcomes of communication mediated by social networking platforms. Particular attention was given to ensure that the bibliography represented different international contexts. The research indicated that publication performance statistics are superficial if the objective of the analysis is the flow of social capital and real relevance, considering that they reflect performance outcomes dictated by algorithmic logics. It concludes by highlighting the need for analyses that take into consideration multiple indicators, both qualitative and quantitative, to enable a more in-depth understanding of relationships within these environments.

Author Biographies

Aline Veroneze, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, em Portugal. Idealizadora do projeto www.nem1semprofessor.com.Estuda mobilização digital em prol da educação.Mestre em Comunicação Social, na linha de pesquisa Cultura de massa, cidade e representação social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em que pesquisou tecnologias e suas implicações na cidade e cujo resultado foi a dissertação Registro, compartilhamento e accountability: o WhatsApp na comunicação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, jornalista e radialista, com atuação profissional em audiovisual e jornalismo especializado.Repórter especializada em saúde pública para o jornal da Fiocruz, no Canal Saúde. Conteudista e editora de programas ligados à divulgação científica e cultura para a Funarte, Fundação Roberto Marinho, Todos pela Educação, entre outros. Pesquisadora e editora da série Entrevista 2017/2019, abordando discussões sobre o resultado de pesquisas científicas nas áreas de saúde, agronegócio, energia e empreendedorismo realizadas pela FAPESP, para exibição no Canal Futura e em sua versão digital na plataforma futuraplay. Publicou três livros sobre a história militar do Brasil. 

Alexandra Figueira, Universidade Lusófona do Porto

Alexandra Figueira é Diretora do mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais e subdiretora da licenciatura em Ciências da Comunicação, na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, é docente nas áreas do Jornalismo, Comunicação Estratégica e Comunicação Aplicada. Trabalha em exclusivo na Academia desde 2021. Até lá, e durante 27 anos, foi jornalista no ativo em meios de comunicação social de âmbito nacional. Concluiu o Doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, possui duas pós-graduações - Criação e Gestão de Marcas (IPAM) e Economia para Jornalistas (Faculdade de Economia da Universidade do Porto) - e licenciatura em Jornalismo, pela Escola de Jornalismo do Porto. O seu trabalho foi premiado três vezes: o Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local (um 1º lugar num trabalho coletivo e uma menção honrosa numa reportagem individual) e o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, pela tese de doutoramento.

Luís Miguel Loureiro, Universidade do Minho

Luis Miguel Loureiro é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, onde é atualmente Professor, lecionando Narrativas Jornalísticas, entre outras disciplinas de Jornalismo e Comunicação. Investigador do CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, onde coordena o Barómetro de Qualidade da Informação. Foi jornalista de rádio e televisão durante quase trinta anos, tendo sido correspondente de guerra no Líbano (2006), grande repórter e jornalista de investigação premiado individual e coletivamente, durante os anos em que trabalhou na televisão pública, RTP.

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Published

2025-11-21

How to Cite

Veroneze, A., Figueira, A., & Loureiro, L. M. (2025). Social capital in times of algorithms. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(9), 123–147. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2676

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