CAPITAL SOCIAL EM TEMPOS DE ALGORITMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2676

Palavras-chave:

Algoritmos, Capital social, Plataformas digitais, Redes Sociais, Relevância social

Resumo

Este artigo discute as (im)possibilidades de distribuição de capital social e de análise das relações engendradas por tecnologias de mediação em plataformas de redes sociais. Questiona-se se as métricas de desempenho dos conteúdos, como o quatitativo de engajamento, são, de fato, indicadores de fluxo de capital social. Parte-se de uma revisão bibliográfica não sistemática que articula a análise crítica de autores clássicos que trabalham o capital social e as relações em rede com estudos recentes sobre resultados da comunicação mediada pelas plataformas de redes sociais. Deu-se especial atenção para que a bibliografia representasse diferentes contextos internacionais. A pesquisa apontou que as estatísticas de desempenho das publicações são superficiais se o objetivo da análise for o fluxo de capital social e a relevância real, tendo em vista que refletem resultados da performance às lógicas algoritmicas. Conclui-se pela necessidade de análises que levem em consideração múltiplos indicativos, qualitativos e quantitativos, que possibilitem a compreensão mais aprofundada das relações nestes ambientes.

Biografia do Autor

Aline Veroneze, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, em Portugal. Idealizadora do projeto www.nem1semprofessor.com.Estuda mobilização digital em prol da educação.Mestre em Comunicação Social, na linha de pesquisa Cultura de massa, cidade e representação social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em que pesquisou tecnologias e suas implicações na cidade e cujo resultado foi a dissertação Registro, compartilhamento e accountability: o WhatsApp na comunicação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, jornalista e radialista, com atuação profissional em audiovisual e jornalismo especializado.Repórter especializada em saúde pública para o jornal da Fiocruz, no Canal Saúde. Conteudista e editora de programas ligados à divulgação científica e cultura para a Funarte, Fundação Roberto Marinho, Todos pela Educação, entre outros. Pesquisadora e editora da série Entrevista 2017/2019, abordando discussões sobre o resultado de pesquisas científicas nas áreas de saúde, agronegócio, energia e empreendedorismo realizadas pela FAPESP, para exibição no Canal Futura e em sua versão digital na plataforma futuraplay. Publicou três livros sobre a história militar do Brasil. 

Alexandra Figueira, Universidade Lusófona do Porto

Alexandra Figueira é Diretora do mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais e subdiretora da licenciatura em Ciências da Comunicação, na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, é docente nas áreas do Jornalismo, Comunicação Estratégica e Comunicação Aplicada. Trabalha em exclusivo na Academia desde 2021. Até lá, e durante 27 anos, foi jornalista no ativo em meios de comunicação social de âmbito nacional. Concluiu o Doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, possui duas pós-graduações - Criação e Gestão de Marcas (IPAM) e Economia para Jornalistas (Faculdade de Economia da Universidade do Porto) - e licenciatura em Jornalismo, pela Escola de Jornalismo do Porto. O seu trabalho foi premiado três vezes: o Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local (um 1º lugar num trabalho coletivo e uma menção honrosa numa reportagem individual) e o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, pela tese de doutoramento.

Luís Miguel Loureiro, Universidade do Minho

Luis Miguel Loureiro é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, onde é atualmente Professor, lecionando Narrativas Jornalísticas, entre outras disciplinas de Jornalismo e Comunicação. Investigador do CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, onde coordena o Barómetro de Qualidade da Informação. Foi jornalista de rádio e televisão durante quase trinta anos, tendo sido correspondente de guerra no Líbano (2006), grande repórter e jornalista de investigação premiado individual e coletivamente, durante os anos em que trabalhou na televisão pública, RTP.

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Veroneze, A., Figueira, A., & Loureiro, L. M. (2025). CAPITAL SOCIAL EM TEMPOS DE ALGORITMOS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(9), 123–147. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2676

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