Interview: Francisca Helena Gonçalves Vetorazo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2790

Keywords:

Inclusion, Communication, Pedagogy, Digital, Society

Abstract

In this interview granted by Prof. Dr. Helena Vetorazo to researcher Carlos Batista, a general overview of Educommunication, Media Literacy, and Media Literacies is presented, highlighting their origins, specificities, practices, and challenges in both national and international contexts. The discussion sought to clarify their fundamental concepts, historical trajectories, public policies, and transformative perspectives. The objective was to emphasize the importance of collaboration among different agents and institutions. In summary, throughout her explanations, the interviewee demonstrates not only the relevance of educommunication but also its interdisciplinary, critical, and socially engaged practices, in dialogue with both Media Literacy and Media Literacies, while also showcasing the advances and challenges that consolidate them as transformative instruments for inclusion and democratic resistance.

Author Biographies

Francisca Helena Gonçalves Vetorazo, BRaS (Alemanha) e BRASA

Doutora e Mestra em Educação pelo PPGE-FE/Unicamp. Graduada em Ciências Sociais (FFLCH-USP), com licenciatura em Sociologia e História (FE-USP). Especialista em História, Cultura e Sociedade; Ensino de Geografia (PUC-SP); Ética, Valores e Saúde na Escola (UniVesp-USP); Novas Tecnologias na Educação e EaD (UNIDERP); e Psicopedagogia com ênfase em Educação Inclusiva (Faculdade Metropolitana/SP). Atuou como professora no Ensino Básico e Superior, coordenadora de área e diretora pedagógica. Atualmente, é diretora de projetos na Schultz Vetorazo, professora no Programa Primeiro Passo (governo federal Aquiraz/CE), integra o GEPEDISC (Unicamp), o BRaS (Alemanha), e o Grupo de Pesquisa Labhima

Carlos Batista, Universidade Paulista – SP

Doutorando em Comunicação (UNIP, 2024) com pesquisas voltadas às áreas da Educomunicação e da Inteligência Artificial; Mestre em Educação (UNIB, 2023); Autor de livros e coletãneas nas áreas da Educação e Comunicação, palestrante, orientador pedagógico, Tutor EaD de Polos EaD na cidade de São Paulo e grande São Paulo vinculados à Universidade Paulista (UNIP) desde 2017, tmembro do CPA (Comunidade de Professores Autores) e dos grupos de pesquisas MITECHIS (UFT-GO) e Narratopias: narrativas, temporalidades e Tecnologias da Comunicação (UNIP-SP). Dentre suas principais pós-graduações lato sensu, destacam-se: Redação e Oratória e Literatura Brasileira (Faculdade São Luís - SP), Docência do Ensino Superior (FMU - SP); Formação em Educação a Distância, realizada (UNIP - SP) e MBA em Marketing e Vendas (FMU (SP). Graduado em Pedagogia (pela FCE, 2022) com o artigo de conclusão de curso que discute a relação entre o docente na sala de avaliação, em Letras-Inglês (na UNIP em 2020) com o TCC voltado a pesquisa de Mídias Sociais e em Desenho Industrial (na FAAP em 1999) com o TCC Hidrogen Utility onde foi apresentado um projeto de carro com tecnologias a serem adotadas nas próximas décadas.

Published

2025-09-22

How to Cite

Vetorazo, F. H. G., & Batista, C. (2025). Interview: Francisca Helena Gonçalves Vetorazo . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8). https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2790

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.