A infância no pensamento pedagógico de Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i1.235Resumo
O presente artigo se trata de uma produção informativa e descritiva sobre o conceito de infância e alguns aspectos da educação infantil, segundo Rousseau. Seu pensamento foi bastante emblemático no contexto do Iluminismo e até hoje provoca discussões sobre tal aspecto. Ao inquirir sobre o poder da razão e do intelectualismo, sustentou mudanças paradigmáticas na visão de mundo de sua época. Apesar de ser vasta sua influência, nesse artigo damos centralidade a representações de infância e de sua educação. A partir de seu pensamento, apresentamos prerrogativas que mostram o como o autor lançou as bases para a elaboração do moderno conceito de infância. Para ele, a infância é uma etapa especial que carecia de uma nova proposta educativa - educação natural - que atuasse em torno de suas especificidades. Rousseau dá um novo sentido ontológico à infância, sobretudo ao destacá-la como etapa específica e fundamental da vida, com suas particularidades e necessidades distintas do adulto, e caberia a educação cuidar de suas potencialidades para transformá-la em um adulto virtuoso.
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