A infância no pensamento pedagógico de Rousseau

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Resumo

O presente artigo se trata de uma produção informativa e descritiva sobre o conceito de infância e alguns aspectos da educação infantil, segundo Rousseau. Seu pensamento foi bastante emblemático no contexto do Iluminismo e até hoje provoca discussões sobre tal aspecto. Ao inquirir sobre o poder da razão e do intelectualismo, sustentou mudanças paradigmáticas na visão de mundo de sua época. Apesar de ser vasta sua influência, nesse artigo damos centralidade a representações de infância e de sua educação. A partir de seu pensamento, apresentamos prerrogativas que mostram o como o autor lançou as bases para a elaboração do moderno conceito de infância. Para ele, a infância é uma etapa especial que carecia de uma nova proposta educativa - educação natural - que atuasse em torno de suas especificidades. Rousseau dá um novo sentido ontológico à infância, sobretudo ao destacá-la como etapa específica e fundamental da vida, com suas particularidades e necessidades distintas do adulto, e caberia a educação cuidar de suas potencialidades para transformá-la em um adulto virtuoso.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG

Pedagoga, Psicóloga. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Brasil. Professora Titular da Universidade Federal de Goiás. Professora da Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás. É professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy/Argentina. Coordenadora Geral da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professores da Região Centro-Oeste. É pesquisadora das temáticas: Formação de professores, profissionalização e trabalho docente, docência universitária, epistemologias e perspectivas críticas no campo da pesquisa educacional

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Publicado

14.11.2023

Como Citar

Alves de Paiva, W., & Martins Oliveira Magalhães, S. (2023). A infância no pensamento pedagógico de Rousseau. Revista Tecnia, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/235

Edição

Seção

Educação e Ensino

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