Metodologias ativas e as tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de ciências: um mapeamento sistemático da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.09

Palavras-chave:

Metodologias ativas; Tecnologias digitais; Ensino de Ciências.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar as potencialidades e desafios da utilização das Metodologias Ativas aliadas às tecnologias digitais como estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza. Para tal, valeu-se da metodologia do Mapeamento Sistemático da Literatura realizada a partir das bases de dados: Periódicos CAPES, da Base Digital de Teses e Dissertações num recorte temporal de 2019 a 2021. Após a etapa de filtragem composta por critérios de inclusão e exclusão, e breve leitura dos trabalhos, obteve-se um total de 11 trabalhos selecionados. Os resultados apontam a existência de um movimento por parte de professores e pesquisadores, ainda que não muito expressivo, em relação à utilização das metodologias ativas somadas às TDIC em seus processos de ensino e aprendizagem. Contudo, pode-se observar a grande diversidade de metodologias ativas e tecnologias digitais que alicerçam a implementação das pesquisas apresentadas.

Downloads

Publicado

14.07.2023

Como Citar

Mancilia Gonçalves, C. M., & Duarte Ferreira, V. L. (2023). Metodologias ativas e as tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de ciências: um mapeamento sistemático da literatura. Revista Tecnia, 7(2). https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.09

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Categorias