Análise de pontos críticos de acidentes de trânsito em vias urbanas na região central de Goiânia, Goiás
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.12Resumo
Os elevados índices de acidentes de trânsito ocasionados por condutores, pedestres e ciclistas têm sido um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades brasileiras. A cidade de Goiânia (GO) também apresenta essa mesma realidade. A fim de investigar tais índices, este artigo teve como objetivo analisar dois pontos críticos de acidentes de trânsito, na Região Central da cidade, mais especificamente com os das interseções da Avenida Independência com a Quinta Avenida e com a Rua 44. Esses cruzamentos foram identificados como críticos, pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia (GO), com informações referentes ao quantitativo do número de acidentes e o índice de severidade, e informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, com dados dos acidentes com vítimas fatais, entre os anos 2017 a 2019. Foram realizadas visitas nos referidos locais no intuito de se verificar e levantar as condições que comprometem os aspectos de segurança do sistema viário. Para isso, aplicou-se um método proposto pelo CEFTRU/UnB em parceria com o Ministério da Infraestrutura, cuja metodologia aborda três etapas: identificação dos locais críticos; investigação dos fatores contribuintes (análise e diagnóstico); e tratamento (proposições). Com base nos resultados encontrados, foram propostas algumas medidas que envolvem as condições de: sinalização, drenagem urbana, pavimentação, mobiliário urbano e fiscalização. Diante da abrangência e da complexidade multifatorial, torna-se um desafio para os órgãos gestores do município a adoção de políticas públicas, para minimizar as questões da acidentalidade e na promoção de segurança e conforto aos usuários
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