O Uso do podcast como ferramenta digital de avaliação: uma proposta para o ensino médio.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.05

Palavras-chave:

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS;, PODCAST;, AVALIAÇÃO

Resumo

Este estudo tem a proposta de analisar as possibilidades do uso didático do podcast em sala de aula, especificamente em turmas de Ensino Médio, como ferramenta digital de avaliação, de forma alternativa, dinâmica e criativa de avaliar. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa a fim de: compreender a proposta das tecnologias digitais para a gestão de uma nova prática pedagógica de avaliação da aprendizagem no novo ensino médio.  Realizamos uma análise das referências bibliográficas selecionadas, com destaque para as Tecnologias Educacionais, Avaliação Digital Alternativa e podcast na área educacional. Características apresentadas na pesquisa mostram que desenvolver uma dinâmica de avaliação alternativa e criativa, fazendo uso de narrativas digitais, como o podcast, tem validade para avaliar a aprendizagem dos alunos. Assim, como resultado da pesquisa, este trabalho tem como finalidade apresentar as possibilidades dessa ferramenta como processo dinâmico de avaliação em qualquer disciplina. O problema da pesquisa parte da seguinte consideração: "Quais as possibilidades do uso do podcast como instrumento de avaliação em aulas on-line e presencial para jovens de turmas de Ensino Médio?" Tal reflexão, com discussões acerca das práticas de avaliação da aprendizagem e a inserção de tecnologias digitais, como o podcast. Esta constitui uma pesquisa aplicada do Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPPGE/UFT.

Biografia do Autor

DENIZE DE ALBUQUERQUE NUNES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Formada pela Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE- graduação em Ciências do 1º Grau com Habilitação em Biologia, pós graduada em Biologia pela UNIOESTE, Educação Matemática pela UNOPAR e Gestão Escolar pela UFOB. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) Palmas - TO. Há 26 anos atuando como professora da Educação Básica com experiência em gestão escolar no Colégio Estadual Mimoso do Oeste de Luis Eduardo Magalhães- BA.

VÂNIA MARIA DE ARAÚJO PASSOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1995). Especialista em Avaliação Educacional (UnB - 1998). Especialista em Administração Educacional: política, planejamento e gestão (UnB/UNITINS - 1992). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Filosofia e Letras de Araguari, MG (1988). Atuou como Coordenadora de Cursos de Graduação: Normal Superior e Pedagogia, nos câmpus de Palmas e Miracema. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia, campus de Miracema, professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, Câmpus de Palmas e Pró-reitora de Graduação da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atua na área Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, profissionalização e prática docente; avaliação educacional e avaliação institucional.

Downloads

Publicado

14.07.2023

Como Citar

DE ALBUQUERQUE NUNES, D., & MARIA DE ARAÚJO PASSOS, V. (2023). O Uso do podcast como ferramenta digital de avaliação: uma proposta para o ensino médio. Revista Tecnia, 7(2). https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.05

Edição

Seção

Educação e Ensino

Categorias