O Uso do podcast como ferramenta digital de avaliação: uma proposta para o ensino médio.
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.05Palavras-chave:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS;, PODCAST;, AVALIAÇÃOResumo
Este estudo tem a proposta de analisar as possibilidades do uso didático do podcast em sala de aula, especificamente em turmas de Ensino Médio, como ferramenta digital de avaliação, de forma alternativa, dinâmica e criativa de avaliar. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa a fim de: compreender a proposta das tecnologias digitais para a gestão de uma nova prática pedagógica de avaliação da aprendizagem no novo ensino médio. Realizamos uma análise das referências bibliográficas selecionadas, com destaque para as Tecnologias Educacionais, Avaliação Digital Alternativa e podcast na área educacional. Características apresentadas na pesquisa mostram que desenvolver uma dinâmica de avaliação alternativa e criativa, fazendo uso de narrativas digitais, como o podcast, tem validade para avaliar a aprendizagem dos alunos. Assim, como resultado da pesquisa, este trabalho tem como finalidade apresentar as possibilidades dessa ferramenta como processo dinâmico de avaliação em qualquer disciplina. O problema da pesquisa parte da seguinte consideração: "Quais as possibilidades do uso do podcast como instrumento de avaliação em aulas on-line e presencial para jovens de turmas de Ensino Médio?" Tal reflexão, com discussões acerca das práticas de avaliação da aprendizagem e a inserção de tecnologias digitais, como o podcast. Esta constitui uma pesquisa aplicada do Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPPGE/UFT.
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