A experimentação no ensino das Ciências da Natureza frente aos desafios da educação contemporânea
Palavras-chave:
Ciência da Natureza Experimental, Ensino de Ciências, Desafios Educacionais ContemporâneosResumo
A ciência da natureza experimental é uma área fundamental no Ensino de Ciências e tem enfrentado desafios na educação contemporânea, principalmente, com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos problemas ambientais. Em razão desse fato, a compreensão dos fenômenos naturais torna-se cada vez mais relevante sendo possível notar que a abordagem experimental é essencial para permitir que os estudantes adquiram habilidades práticas e desenvolvam o pensamento científico. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo é investigar as principais abordagens teóricas e práticas relacionadas ao Ensino de Ciências experimental, com foco na superação de desafios enfrentados no contexto educacional contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva, baseada em buscas nos sites oficiais, como: Scielo, Google Scholar e também em documentos legais da educação. Os principais resultados indicam que há desafios enfrentados no Ensino de Ciências de natureza experimental, como: a falta de recursos financeiros, de infraestrutura adequada e a falta de formação dos professores. Também a necessidade de discussão sobre a utilização de recursos tecnológicos e a integração de temas transversais, como sustentabilidade e ética, para tornar o ensino desta área do saber mais relevante e engajador para os estudantes. Portanto, se faz necessário investir em recursos e formação continuada para os professores, a fim de proporcionar uma educação de qualidade que prepare os estudantes para os desafios do mundo moderno. Além disso, propiciar o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade dos estudantes, promovendo a interdisciplinaridade e contextualização dos objetos de conhecimento de ciências, tornando o ensino mais relevante dentro da realidade de cada um.
Referências
ARRUDA, S.M.; LABURU, C.E. Considerações sobre a função de experimento no ensino de Ciências. In: NARDI, Roberto (org.). Considerações atuais no ensino de Ciências. São Paulo: Editora Escrituras, 1998. p. 73-87,.
AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BIZZO, N.; MARQUES, R. F.; MANCINI, R. A. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 2002.
BOZZO, M. V. Identificação dos perfis das pesquisas em argumentação no ensino e Ciências no período de 1988 a 2008. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia, Faculdade de educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014.
BRASIL. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017.
BUENO, R. S. M.; KOVALICZN, R. A. O ensino de ciências e as dificuldades das atividades experimentais. (2009). Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/23-4.pdf. Acesso em: 02 abr. 2023.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1992.
FERNANDES, I. M. B. A perspectiva CTSA nos manuais escolares de ciências da natureza do 2º CEB. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, 2011.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; BUSTAMANTE, J. D. Discurso de aula y argumentación en la clase de ciencias: cuestiones teóricas y metodológicas.
Enseñanza de las ciências. Revista de investigación y experiencias didácticas, v. 21, n. 3, p. 359-370, 2003.
KOVALICZN, R. A. O professor de Ciências e de Biologia frente às parasitoses comuns em escolares. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 1999.
LEVORATO, A. C. C.S. O ensino por investigação por meio da resolução de problemas: análise de uma sequência didática para o ensino de microrganismos e vírus. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Educação Matemática).
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
NARDI, R. (Org.). Questões atuais no ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 2005.
NASCIMENTO, M. I. M. A centralidade da educação escolar na sociedade contemporânea. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41, p. 102–113, 2012.
PASQUARELLI, B. V. L.; BENETTI DE OLIVEIRA, T. Aprendizagem baseada em projetos e formação de professores: uma possibilidade de articulação entre as dimensões estratégica, humana e sócio-política da didática. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 186–203, 2017.
PEREIRA, G. R., et al. Equipamentos interativos: uma contribuição dos centros e museus de ciências contemporâneos para a educação científica formal. Ciência & Educação, v. 15, n. 1, p. 71-88, 2009.
PINHEIRO, M.T.F.; SANTOS, L.M. Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da Cibercultura. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 75. P.89-103, 2019.
ROGERS, C.R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SANTANA, R.S. et al. O ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: possibilidades na implementação de atividades investigativas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 3, p. 686-710, 2018.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2002.
SUART, R. C; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino de química. Ciências e Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.
VIEIRA, R. D.; NASCIMENTO, S.S.; VILLANI, C. E.P. Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2, p.72-94, 2008.
VILLANI, C. E. P.; NASCIMENTO, S.S. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio.
Investigações em ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p. 187-209, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tecnia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.