A experimentação no ensino das Ciências da Natureza frente aos desafios da educação contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i1.183Palavras-chave:
Ciência da Natureza Experimental, Ensino de Ciências, Desafios Educacionais ContemporâneosResumo
A ciência da natureza experimental é uma área fundamental no Ensino de Ciências e tem enfrentado desafios na educação contemporânea, principalmente, com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos problemas ambientais. Em razão desse fato, a compreensão dos fenômenos naturais torna-se cada vez mais relevante sendo possível notar que a abordagem experimental é essencial para permitir que os estudantes adquiram habilidades práticas e desenvolvam o pensamento científico. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo é investigar as principais abordagens teóricas e práticas relacionadas ao Ensino de Ciências experimental, com foco na superação de desafios enfrentados no contexto educacional contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva, baseada em buscas nos sites oficiais, como: Scielo, Google Scholar e também em documentos legais da educação. Os principais resultados indicam que há desafios enfrentados no Ensino de Ciências de natureza experimental, como: a falta de recursos financeiros, de infraestrutura adequada e a falta de formação dos professores. Também a necessidade de discussão sobre a utilização de recursos tecnológicos e a integração de temas transversais, como sustentabilidade e ética, para tornar o ensino desta área do saber mais relevante e engajador para os estudantes. Portanto, se faz necessário investir em recursos e formação continuada para os professores, a fim de proporcionar uma educação de qualidade que prepare os estudantes para os desafios do mundo moderno. Além disso, propiciar o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade dos estudantes, promovendo a interdisciplinaridade e contextualização dos objetos de conhecimento de ciências, tornando o ensino mais relevante dentro da realidade de cada um.
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