Oficina de produção de sabão com óleo usado de cozinha:
conscientização ambiental no interior de Goiás
Palavras-chave:
sabão, óleo usado de cozinha, educação ambiental, experimentaçãoResumo
O sabão, comumente conhecido como um produto de limpeza, utilizado juntamente com a água para a remoção de impurezas, pode ser preparado facilmente em casa, utilizando óleo usado de cozinha juntamente com soda cáustica. O óleo usado de cozinha, quando descartado de forma errada, pode causar sérios danos ambientais, o que torna a sua utilização na fabricação de sabão um grande aliado ambiental. Com o intuito de promover uma conscientização ambiental no interior de Goiás e também de propor atividades experimentais contextualizadas para o ensino da Química no Ensino Médio, foram realizadas, como exposto neste trabalho, oficinas para a fabricação de sabão com alunos do Ensino Médio. Procedeu-se também a elaboração de cartilhas contendo informações sobre os danos ambientais que o descarte incorreto de óleo usado pode causar, além de receitas para se produzir sabão em casa. Tanto as oficinas quanto a cartilha possibilitaram uma conscientização ambiental em alunos de escolas públicas e também em moradores locais da cidade de Luziânia/GO, além de ensinar como produzir sabão utilizando óleo usado de cozinha. As oficinas mostraram-se ainda viáveis como atividades experimentais contextualizadas para o ensino médio, abordando conceitos de Química, como: polaridade, forças intermoleculares e reações químicas.
Referências
ALBERICI, R.M.; PONTES, F.F.F. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia, Espírito Santo do Pinhal: UNIPINHAL, v.1, n.1, p.73–76, 2004.
BALDASSO, E.; PARADELA, A.L.; HUSSAR, G.J. Re aproveitamento do óleo de fritura na fabricação de sabão. Engenharia ambiental: Pesquisa e Tecnologia, Espírito Santo do Pinhal: UNIPINHAL, v.7, n.1, p.216–228, 2010.
BELO, E.J.V. et. al. Reutilização de óleo vegetal para a fabricação de sabão sólido e líquido, na Escola Estadual Professora Maria Belém no município de Barreirinha, Amazonas. In: PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA. Anais…, Manaus: INPA, v.2 n.1, p.22–29, 2014.
BORTOLUZZI, O.R.S. A poluição dos subsolos e águas pelos resíduos de óleo de cozinha. 2011. 36f. Monografia (Graduação em Ciência Biológica) – Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Goiás, Formosa, 2011.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ ciencian.pdf> Acesso em: 14 mar. 2016.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: . Acesso em mar. 2016.
BRASIL, R.M. et. al. Oficina de fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha. In: SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 16., 2012, Santa Maria. Anais…, Santa Maria, 2012, p.1–7. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/ Trabalhos/6173.pdf>. Acesso em 23 mar. 2016.
CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Resolução n.430, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução n.357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 mai. 2011. n.92, p.89. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=646>. Acesso em abr. 2016.
FERNANDES, A.F.O.; OLIVEIRA, D.R.M.; OLI VEIRA, M.H.G.; BEZERRA, W.V.O.; FERNANDES, P.R.N. Reaproveitamento do óleo de cozinha para a fabricação de sabão: uma ação sustentável e social. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2015, Natal. Anais… Natal: IFRN, 2015. p.9–17.
PERUZZO, F.M.; CANTO, E.L. Química na abordagem do cotidiano. 7. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
SHREVE, R.N.; BRINK-JUNIOR, J.A. Indústrias de processos químicos. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois S.A., 1980.
SILVA, R.R.; MACHADO, P.F.L. TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. 1.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
WILDNER, L.B.A.; HILIG, C. Reciclagem de óleo comestível e fabricação de sabão como instrumentos de educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v.5, p.813–824, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).