Oficina de produção de sabão com óleo usado de cozinha:
conscientização ambiental no interior de Goiás
Palavras-chave:
sabão, óleo usado de cozinha, educação ambiental, experimentaçãoResumo
O sabão, comumente conhecido como um produto de limpeza, utilizado juntamente com a água para a remoção de impurezas, pode ser preparado facilmente em casa, utilizando óleo usado de cozinha juntamente com soda cáustica. O óleo usado de cozinha, quando descartado de forma errada, pode causar sérios danos ambientais, o que torna a sua utilização na fabricação de sabão um grande aliado ambiental. Com o intuito de promover uma conscientização ambiental no interior de Goiás e também de propor atividades experimentais contextualizadas para o ensino da Química no Ensino Médio, foram realizadas, como exposto neste trabalho, oficinas para a fabricação de sabão com alunos do Ensino Médio. Procedeu-se também a elaboração de cartilhas contendo informações sobre os danos ambientais que o descarte incorreto de óleo usado pode causar, além de receitas para se produzir sabão em casa. Tanto as oficinas quanto a cartilha possibilitaram uma conscientização ambiental em alunos de escolas públicas e também em moradores locais da cidade de Luziânia/GO, além de ensinar como produzir sabão utilizando óleo usado de cozinha. As oficinas mostraram-se ainda viáveis como atividades experimentais contextualizadas para o ensino médio, abordando conceitos de Química, como: polaridade, forças intermoleculares e reações químicas.
Referências
ALBERICI, R.M.; PONTES, F.F.F. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia, Espírito Santo do Pinhal: UNIPINHAL, v.1, n.1, p.73–76, 2004.
BALDASSO, E.; PARADELA, A.L.; HUSSAR, G.J. Re aproveitamento do óleo de fritura na fabricação de sabão. Engenharia ambiental: Pesquisa e Tecnologia, Espírito Santo do Pinhal: UNIPINHAL, v.7, n.1, p.216–228, 2010.
BELO, E.J.V. et. al. Reutilização de óleo vegetal para a fabricação de sabão sólido e líquido, na Escola Estadual Professora Maria Belém no município de Barreirinha, Amazonas. In: PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA. Anais…, Manaus: INPA, v.2 n.1, p.22–29, 2014.
BORTOLUZZI, O.R.S. A poluição dos subsolos e águas pelos resíduos de óleo de cozinha. 2011. 36f. Monografia (Graduação em Ciência Biológica) – Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Goiás, Formosa, 2011.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ ciencian.pdf> Acesso em: 14 mar. 2016.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: . Acesso em mar. 2016.
BRASIL, R.M. et. al. Oficina de fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha. In: SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 16., 2012, Santa Maria. Anais…, Santa Maria, 2012, p.1–7. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/ Trabalhos/6173.pdf>. Acesso em 23 mar. 2016.
CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Resolução n.430, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução n.357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 mai. 2011. n.92, p.89. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=646>. Acesso em abr. 2016.
FERNANDES, A.F.O.; OLIVEIRA, D.R.M.; OLI VEIRA, M.H.G.; BEZERRA, W.V.O.; FERNANDES, P.R.N. Reaproveitamento do óleo de cozinha para a fabricação de sabão: uma ação sustentável e social. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2015, Natal. Anais… Natal: IFRN, 2015. p.9–17.
PERUZZO, F.M.; CANTO, E.L. Química na abordagem do cotidiano. 7. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
SHREVE, R.N.; BRINK-JUNIOR, J.A. Indústrias de processos químicos. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois S.A., 1980.
SILVA, R.R.; MACHADO, P.F.L. TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. 1.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
WILDNER, L.B.A.; HILIG, C. Reciclagem de óleo comestível e fabricação de sabão como instrumentos de educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v.5, p.813–824, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Tecnia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.