Formação continuada de professores face ao uso das tecnologias digitais no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.7Resumo
Diante do cenário vivido desde o ano de 2020, da doença que aflige, do isolamento e do distanciamento físico exigidos, incertezas e medos surgem a todo o momento. A pandemia reativou uma discussão antiga a respeito da formação docente e da importância de contemplar pontos essenciais na construção da aprendizagem desses profissionais, sobretudo nos aspectos tecnológicos. O presente estudo discute sobre a formação de professores e o uso das tecnologias em tempos de pandemia. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, compreende reflexões sobre a presença das TDIC na formação inicial e continuada de professores, em uma disciplina ofertada no segundo semestre de 2020, em um programa de pós-graduação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. O estudo revelou que, a despeito da situação pandêmica e das dificuldades vivenciadas, é preciso que as instituições de ensino repensem as práticas pedagógicas e desenvolvam a formação continuada dos docentes com a integração das tecnologias digitais. No que tange ao docente, foram inúmeros os desafios para interagirem com os alunos de modo síncrono ou assíncrono. Isto porque, dependendo da dificuldade de acesso dos alunos às tecnologias e à internet para a realização das atividades pedagógicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).