Educação a distância com suporte através de robô de conversação e linguagem natural

Autores

  • Paulo Henrique Souto Maior Serrano
  • Ruben Gabriel de C. Fontes da Silva
  • João Vítor Corrêa Soares
  • Samisses Ramalho Santos

Resumo

Educação a distância constitui uma modalidade de ensino e aprendizagem condicionada pela disponibilidade de acesso às tecnologias de mediação e pelo letramento digital dos atores desse processo. O desafio de adquirir competência para utilizar as tecnologias de mediação demanda esforços que são adicionados ao próprio conteúdo educacional que é transmitido nas aulas. Auxiliar estudantes e professores no uso da tecnologia Moodle através de um robô de conversação foi uma abordagem implementada na Superintendência de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba para diminuir as dificuldades com o uso da tecnologia. O chatbot desenvolvido foi capaz de atender os pedidos dos estudantes, dar suporte aos professores e esclarecer dúvidas frequentes, reduzindo assim a sobrecarga de atendimentos do suporte humano. A pesquisa deste artigo foi fundamentada com a design science e teve como metodologia o estudo de caso na apresentação das etapas e desafios no desenvolvimento da robô de conversação batizada de Dorinha. A solução utilizou o processamento de linguagem natural para o entendimento das intenções dos interlocutores objetivando reduzir o impacto das requisições e chamados destinados ao setor de suporte da instituição em que foi implementada.

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Publicado

14.11.2023

Como Citar

Henrique Souto Maior Serrano, P., Gabriel de C. Fontes da Silva, R., Vítor Corrêa Soares, J., & Ramalho Santos, S. (2023). Educação a distância com suporte através de robô de conversação e linguagem natural. Revista Tecnia, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/24