Utilização de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2030

Keywords:

Aula Invertida, Mapas Conceituais, Ensino

Abstract

A pesquisa tem como proposição o uso de mapas conceituais como facilitador do processo de ensino-aprendizagem aplicados a uma disciplina do Curso de Engenharia de Alimentos. O estudo foi desenvolvido em uma disciplina do Curso Superior em Engenharia de Alimentos, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano/Câmpus Rio Verde, promovendo-se uma pesquisa de enquadramento metodológico à dimensão quali-quantitativa aplicada, utilizando procedimentos experimentais com objetivos exploratórios. No início da pesquisa, a professora se responsabilizou por avaliar o nível de conhecimento dos alunos em relação às metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida e os Mapas Conceituais. Dos 12 alunos matriculados na disciplina, apenas 4 alunos seguiram até o final da disciplina. No primeiro dia de aula, após uma aula descritiva sobre os conceitos de “Higiene, Saúde e Doença” com a análise de um artigo científico relacionado ao tema, os alunos elaboraram mapas conceituais em sala de aula individualmente como parte de uma atividade prática. É notável que, ao longo desse período, os alunos demonstraram uma melhoria significativa na qualidade dos mapas conceituais elaborados. Quanto às notas dos alunos, todos foram aprovados na disciplina, apresentando crescimento em suas notas após praticarem cada vez mais seus mapas conceituais. Assim, conclui-se que obtendo conceitos e termos corretos e eficazes na elaboração de proposições, o aluno torna-se protagonista de seu próprio conhecimento e garante sucesso na aprendizagem significativa.

Author Biographies

Josiane Lopes Medeiros, Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí GO; Psicopedagoga pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ e Pedagoga pela Universidade de Rio Verde - UNIRV. Atualmente é Pedagoga no Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde GO ; Docente no curso Lato Sensu - Formação de Professores e Práticas Educativas, membro da Comissão de Estágio de Cursos de Licenciatura, membro do Comitê de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Técnico-Cientifica do IF Goiano - Campus Rio Verde GO.

  • Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/5692954911467875

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Pós-Doutora e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Minho, Braga, Portugal (UMinho) com revalidação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Formação de Orientadores Acadêmicos para EaD e em Metodologia do Ensino de Matemática. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática. Bacharela em Direito. Advogada pro bono área cível. Atualmente é Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano) e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí (IFG). É Coordenadora Institucional do Residência Pedagógica e atuou na Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Líder do Grupo de Pesquisa em EducAção do IF Goiano - Campus Rio Verde e Integrante do Grupo de Pesquisa em Investigação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tem experiência na área de Ciências da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Identidade, Saberes e Práticas Educativas, Ensino de Ciências Educação Profissional e Tecnológica.

  • Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/8530013371818091

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Published

2025-07-01

How to Cite

Favaro Boldrin, M. C., Lopes Medeiros, J., & Nogueira Paniago, R. (2025). Utilização de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem. Revista Tecnia, 10(1), 17. https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2030