Utilização de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2030Keywords:
Aula Invertida, Mapas Conceituais, EnsinoAbstract
A pesquisa tem como proposição o uso de mapas conceituais como facilitador do processo de ensino-aprendizagem aplicados a uma disciplina do Curso de Engenharia de Alimentos. O estudo foi desenvolvido em uma disciplina do Curso Superior em Engenharia de Alimentos, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano/Câmpus Rio Verde, promovendo-se uma pesquisa de enquadramento metodológico à dimensão quali-quantitativa aplicada, utilizando procedimentos experimentais com objetivos exploratórios. No início da pesquisa, a professora se responsabilizou por avaliar o nível de conhecimento dos alunos em relação às metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida e os Mapas Conceituais. Dos 12 alunos matriculados na disciplina, apenas 4 alunos seguiram até o final da disciplina. No primeiro dia de aula, após uma aula descritiva sobre os conceitos de “Higiene, Saúde e Doença” com a análise de um artigo científico relacionado ao tema, os alunos elaboraram mapas conceituais em sala de aula individualmente como parte de uma atividade prática. É notável que, ao longo desse período, os alunos demonstraram uma melhoria significativa na qualidade dos mapas conceituais elaborados. Quanto às notas dos alunos, todos foram aprovados na disciplina, apresentando crescimento em suas notas após praticarem cada vez mais seus mapas conceituais. Assim, conclui-se que obtendo conceitos e termos corretos e eficazes na elaboração de proposições, o aluno torna-se protagonista de seu próprio conhecimento e garante sucesso na aprendizagem significativa.
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