Tecnologias digitais em aulas do ensino fundamental
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Tecnologia da Informação e da Comunicação Digital, Métodos de aprendizagemResumo
Este artigo objetiva discutir a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em práticas do Ensino Fundamental. As TDIC vêm trazendo desafios para a educação, criando espaços para a construção do conhecimento, acesso rápido às informações e há uma diversidade de recursos, que têm mudado a maneira de desenvolvimento das aulas. A relevância desta pesquisa está na formação de professores para desenvolverem um trabalho em sala de aula que proporcione aos discentes uma autonomia intelectual, a reflexão crítica e a construção de conhecimentos. Para tanto, pauta-se em um estudo bibliográfico partindo da premissa que o ensino híbrido traz uma nova perspectiva para resultados promissores nos processos de ensino e de aprendizagem. Observou-se que não é necessário abandonar todas as práticas do ensino tradicional, mas que é urgente a incorporação de novas práticas de modo a unir propostas, nas quais ocorra uma mistura de elementos na educação, como espaço, metodologias, tempo, atividades e pessoas, constantemente interligadas por meio das tecnologias digitais, em um ensino em que se destaca a interação humana em diferenciados ambientes presenciais e virtuais. Em suma, deve-se valorizar a presença e a utilização de ferramentas que sirvam como articuladoras das práticas pedagógicas do Ensino Fundamental, como por exemplo, WhatsApp, Google sala de aula e G Suite for Education, de modo a propiciar a interação constante entre os autores do processo educativo e desenvolver a autonomia, a comunicação, a argumentação em uma formação para cidadania.
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