Tecnologias digitais em aulas do ensino fundamental

Autores

  • Mauriceia Costa Lins de Medeiros Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
  • Luan Moreira Machado Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
  • Lucas Navaroli Ribeiro Silva Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
  • Lucas Gambogi Antunes Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
  • Jéssica Aparecida Teixeira Santos Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Tecnologia da Informação e da Comunicação Digital, Métodos de aprendizagem

Resumo

Este artigo objetiva discutir a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em práticas do Ensino Fundamental. As TDIC vêm trazendo desafios para a educação, criando espaços para a construção do conhecimento, acesso rápido às informações e há uma diversidade de recursos, que têm mudado a maneira de desenvolvimento das aulas. A relevância desta pesquisa está na formação de professores para desenvolverem um trabalho em sala de aula que proporcione aos discentes uma autonomia intelectual, a reflexão crítica e a construção de conhecimentos. Para tanto, pauta-se em um estudo bibliográfico partindo da premissa que o ensino híbrido traz uma nova perspectiva para resultados promissores nos processos de ensino e de aprendizagem. Observou-se que não é necessário abandonar todas as práticas do ensino tradicional, mas que é urgente a incorporação de novas práticas de modo a unir propostas, nas quais ocorra uma mistura de elementos na educação, como espaço, metodologias, tempo, atividades e pessoas, constantemente interligadas por meio das tecnologias digitais, em um ensino em que se destaca a interação humana em diferenciados ambientes presenciais e virtuais. Em suma, deve-se valorizar a presença e a utilização de ferramentas que sirvam como articuladoras das práticas pedagógicas do Ensino Fundamental, como por exemplo, WhatsApp, Google sala de aula e G Suite for Education, de modo a propiciar a interação constante entre os autores do processo educativo e desenvolver a autonomia, a comunicação, a argumentação em uma formação para cidadania.

Biografia do Autor

Mauriceia Costa Lins de Medeiros, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Possui especialização (1988) mestrado (2002) e doutorado (2018) pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como docente por 28 anos na Universidade do Vale do Sapucaí no curso de Enfermagem e no Mestrado em Educação. Atualmente leciona a disciplina Interação em Saúde e Comunidade no Instituto Nacional Padre Gervásio (INAPOS) no Curso de Medicina. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: saúde da criança, fisiologia humana, metodologia do cuidado e metodologia da pesquisa. Atua como Consultora em Amamentação capacitada pelo Instituto Mame Bem e Bianca Balassiano Cursos.

Luan Moreira Machado, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS (2018), graduação em Licenciatura em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2023), Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES (2023), Especialista em Gestão Empresarial e Análises de Custos pela Faculdade Metropolitana e Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade pela UNIVÁS (2021). Atualmente é docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Tem experiência na área de gestão com ênfase em contabilidade e no campo educacional direcionado para a formação profissional.

Lucas Navaroli Ribeiro Silva, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Possui título de Mestre em Educação, Conhecimento e Sociedade e bacharel em Psicologia, ambos pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS). Atualmente é docente e supervisor de estágio no curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí. Além disso, também é docente da disciplina "Fundamentos de Cidadania" no curso técnico subsequente noturno da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). Atua como psicólogo em contexto clínico, utilizando como referencial teórico a psicanálise. Psicanalista em formação contínua, participando de seminários, grupos de estudos e supervisão clínica.

Lucas Gambogi Antunes, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Mestre em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Universidade do Vale do Sapucaí (2022). Graduado em Gastronomia pelo Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal (2010). Graduado em Geografia (2017), em Filosofia (2022) e em Pedagogia (2023) pela Universidade de Franca-SP. Graduado em Licenciatura em Arte Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2022). Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Hospitalar Educacional (GEPHE) e aluno do cursos de Medicina do Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-Graduação Padre Gervásio (INAPÓS), Pouso Alegre-MG.

Jéssica Aparecida Teixeira Santos, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Mestra em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Universidade do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre, MG. Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela mesma instituição, e em Educação Especial e Psicomotricidade. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelas Faculdades Integradas ASMEC, campus Ouro Fino, MG. Atualmente, atua como professora na Prefeitura Municipal de Borda da Mata, com experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET), liderado pela Professora Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. Além disso, exerce o cargo de tesoureira na Associação Brasileira de Psicopedagogia - Núcleo Sul Mineiro (ABPP NSM) e proprietária do Consultório de Atendimento Psicopedagógico em Borda da Mata desde 2020.

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

Costa Lins de Medeiros, M., Moreira Machado, L., Navaroli Ribeiro Silva, L., Gambogi Antunes, L., & Aparecida Teixeira Santos, J. (2020). Tecnologias digitais em aulas do ensino fundamental. Revista Tecnia, 5(2), 52–71. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/995

Edição

Seção

Educação e Ensino