Ludicidade & ensino de ciências:

oficinas pedagógicas enquanto ferramentas didáticas

Autores

  • Gabriel Jerônimo Silva Santos Secretaria Municipal de Educação de Anápolis
  • Sabrina do Couto de Miranda Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Plauto Simão De-Carvalho Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Prática Docente, Formação Continuada, Lúdico, Aprendizagem

Resumo

O presente estudo teve o intuito de investigar como a ludicidade pode se tornar uma ferramenta didática capaz de melhorar a prática docente em especial com a utilização de oficinas pedagógicas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório com observação e análise de questões semiestruturadas respondidas por professores participantes de um curso de formação continuada (oficina pedagógica) em Ensino de Ciências ofertado pelo Centro de Formação dos Profissionais em Educação (CEFOPE) de Anápolis-GO. Participaram da oficina 12 professores que atuam no Ensino Fundamental do município. Os resultados sinalizam a necessidade de investir em capacitações pedagógicas voltadas ao lúdico capazes de fomentar a troca de experiências, a ampliação do repertório didático e o desenvolvimento de diferentes estratégias de ensino com a finalidade de melhorar a prática docente em sala de aula. As considerações encaminham-se no sentido de oferecer novos direcionamentos didáticos para amenizar as dificuldades pedagógicas enfrentadas pelos professores com a abordagem do lúdico em Ciências. A abordagem instiga a imaginação, a curiosidade e a capacidade perceptiva, elementos essenciais na implementação de novas situações de aprendizagem.

Biografia do Autor

Gabriel Jerônimo Silva Santos, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis

Mestre em Ensino de Ciências PPEC UEG Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013) e em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), Formador do Centro de Formação dos Profissionais em Educação - CEFOPE Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Anápolis. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase na Formação de professores , atuando principalmente nas linhas temáticas: Ludicidade, Metodologias ativas e Oficinas Didáticas. Fui Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás FAPEG

Sabrina do Couto de Miranda, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é especialista em Biologia Vegetal pela UEG, mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Ecologia pela UnB. Atua nos cursos de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas da UEG-Palmeiras de Goiás ministrando disciplinas, orientação de TCC e IC. Tem experiência em estudos florísticos, fitossociológicos e ecológicos com enfoque na análise de biomassa e estoque de carbono nas formações savânicas e florestais do Cerrado. Se dedica à pesquisa na área de Ensino, voltada à formação de professores e desenvolvimento de Produtos e Processos Educacionais, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG-Anápolis (http://www.ppec.ueg.br). É professora associada no LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) onde desenvolve projetos de pesquisa e co-orienta alunos de doutorado. Para saber mais acesse o LoVEPlantsCerrado (https://sabrinacmiranda.wixsite.com/loveplantscerrado)

Plauto Simão De-Carvalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Licenciado em Biologia (2004) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) com formação em coleta e estudos botânicos da flora do Cerrado, técnicas de herbário, noções básicas de Anatomia Vegetal; Especialista em Biologia Vegetal (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) com enfoque em estudos fitossociológicos e comunidades de plantas lenhosas de cerrado sentido restrito; Mestre em Botânica (2008) pela Universidade de Brasília (UnB) com enfoque em taxonomia de Myrtaceae, Doutor em Ecologia (2013) pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado Sanduíche pela University of Oxford e Royal Botanic Gardens, Kew (2012) com enfoque em ecologia de populações, sistemática filogenética e biogeografia de plantas, especialmente da família Myrtaceae. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC/UEG - 2019-2024) com enfoque na formação de recursos com enfoque em estudos de formação de professores, Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem Significativa; é Membro permanente da Especialização (Lato Sensu) Manejo e Conservação dos Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários (UEG/Câmpus Palmeiras de Goiás) com enfoque em estudos de biodiversidade, flora de Angiospermas e Sistemática Filogenética. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Molecular, Biogeografia, Botânica e Estrutura Populacional de Plantas. Além disso, atua com formação de professores, Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa; possui vários anos de experiência como coordenador de projeto PIBID-Biologia/CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). Atua como pesquisador associado ao LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) com enfoque em conservação, serviços ecossistêmicos e botânica no Cerrado brasileiro.

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Publicado

30.06.2021

Como Citar

Jerônimo Silva Santos, G., do Couto de Miranda, S., & Simão De-Carvalho, P. (2021). Ludicidade & ensino de ciências:: oficinas pedagógicas enquanto ferramentas didáticas. Revista Tecnia, 6(1), 178–203. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1015

Edição

Seção

Relatos de experiência