Ludicidade & ensino de ciências:
oficinas pedagógicas enquanto ferramentas didáticas
Palavras-chave:
Prática Docente, Formação Continuada, Lúdico, AprendizagemResumo
O presente estudo teve o intuito de investigar como a ludicidade pode se tornar uma ferramenta didática capaz de melhorar a prática docente em especial com a utilização de oficinas pedagógicas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório com observação e análise de questões semiestruturadas respondidas por professores participantes de um curso de formação continuada (oficina pedagógica) em Ensino de Ciências ofertado pelo Centro de Formação dos Profissionais em Educação (CEFOPE) de Anápolis-GO. Participaram da oficina 12 professores que atuam no Ensino Fundamental do município. Os resultados sinalizam a necessidade de investir em capacitações pedagógicas voltadas ao lúdico capazes de fomentar a troca de experiências, a ampliação do repertório didático e o desenvolvimento de diferentes estratégias de ensino com a finalidade de melhorar a prática docente em sala de aula. As considerações encaminham-se no sentido de oferecer novos direcionamentos didáticos para amenizar as dificuldades pedagógicas enfrentadas pelos professores com a abordagem do lúdico em Ciências. A abordagem instiga a imaginação, a curiosidade e a capacidade perceptiva, elementos essenciais na implementação de novas situações de aprendizagem.
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