Reflexões sobre a importância da experimentação no ensino da Química no ensino médio

Autores

  • Edvargue Amaro da Silva Júnior Rede municipal de ensino de Cuiabá/MT
  • Gizele G. Parreira Instituto Federal de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Experimentação;, Ensino de química;, Aprendizagem significativa;, Perspectiva interacionista.

Resumo

A Química é uma área do conhecimento humano que trata com o mundo microscópico e macroscópico. Sendo assim, a vivência de situações reais é de grande relevância para a compreensão e correlação dos diversos conteúdos por ela apresentados. Neste contexto, a utilização de atividades experimentais é uma ferramenta que pode auxiliar na construção de conceitos. Destarte, este artigo tem o objetivo de verificar a importância da experimentação no ensino escolar da Química no Ensino Médio para que a produção do conhecimento dentro desta área do conhecimento aconteça de maneira mais construtiva e reflexiva. Para tanto, o trabalho tece reflexões sobre: a história da Química, o processo ensino aprendizagem, o conceito de aprendizagem significativa, o papel do professor e a perspectiva interacionista.

Biografia do Autor

Edvargue Amaro da Silva Júnior, Rede municipal de ensino de Cuiabá/MT

É doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2016), especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2014) e graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2012). Atualmente é professor da Educação Básica da rede municipal de ensino em Cuiabá e pela rede estadual de ensino de Mato Grosso também em Cuiabá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Processos Formativos, atuando principalmente, nos seguintes temas: História em Quadrinhos, Educação, Processos Formativos e Construção de Conhecimento no Ensino de Ciências da Natureza.

Gizele G. Parreira, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Psicologia - Universidade Católica de Goiás (1988); Doutorado em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010); Mestrado em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005); Especialização em Gestalt-Terapia - Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-Terapia de Goiânia/ITGT (1996); Pós-Doutorado (em andamento) em Psicologia - Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2017). Experiência nas seguintes áreas: Filosofia Dialógica de Martin Buber; Psicologia, Psicologia Escolar, Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicoterapia Infantil. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Câmpus Goiânia (Licenciaturas e Mestrado Profissional em EPT - ProfEPT). Temas de interesse: Educação Dialógica e Inclusão por Martin Buber; Psicologia da Educação e Formação de Professores; Processos Cognitivos e Aprendizagem Humana; Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem; Diálogo Investigativo, Habilidades Cognitivas e Experiência de Aprendizagem.

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Publicado

30.06.2016

Como Citar

Amaro da Silva Júnior, E., & Parreira, G. G. (2016). Reflexões sobre a importância da experimentação no ensino da Química no ensino médio. Revista Tecnia, 1(1), 67–82. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/858

Edição

Seção

Educação e Ensino

Categorias