Proficiência em Língua Portuguesa e letramento em Leitura:
reflexões sobre o ensino médio no Brasil e no Centro-Oeste
Palavras-chave:
Ensino Médio, Proficiência em Língua Portuguesa, Letramento em LeituraResumo
O Ensino Médio – etapa final da Educação Básica – nos últimos anos tem sido alvo de críticas da sociedade de um modo geral. Uma das questões levantadas quanto ao Ensino Médio é o desempenho que os alunos revelam em Língua Portuguesa nos exames nacionais e internacionais. Para discutir essa temática, este artigo apresenta um breve levantamento documental quanto à realidade da proficiência em Língua Portuguesa, bem como o letramento em Leitura, no sentido de ampliar o olhar sobre a realidade do Ensino Médio no Brasil, na região Centro-Oeste e no Estado de Mato Grosso. Os textos analisados compõem dois grupos de documentos oficiais: i. os resultados do exame SAEB realizado em 2019; ii. os resultados do PISA realizado em 2018. Mesmo sabendo das limitações próprias desses modelos de avaliação, os dados de ambas as avaliações permitem constatar que o estado de Mato Grosso precisa de uma atenção especial no ensino de Língua Portuguesa – em especial no desenvolvimento de capacidades de leitura, visto apresentar o pior desempenho dentre os demais estados da região Centro-Oeste, se comparado à média brasileira. Este artigo faz parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e tem a finalidade de propor a aplicação de uma sequência didática como uma alternativa para o Ensino Médio, especialmente no desenvolvimento de capacidades leitoras.
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