Proficiência em Língua Portuguesa e letramento em Leitura:

reflexões sobre o ensino médio no Brasil e no Centro-Oeste

Autores

  • Paulo Ricardo dos Santos Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
  • Sueli Correia Lemes Valezi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Ensino Médio, Proficiência em Língua Portuguesa, Letramento em Leitura

Resumo

O Ensino Médio – etapa final da Educação Básica – nos últimos anos tem sido alvo de críticas da sociedade de um modo geral. Uma das questões levantadas quanto ao Ensino Médio é o desempenho que os alunos revelam em Língua Portuguesa nos exames nacionais e internacionais. Para discutir essa temática, este artigo apresenta um breve levantamento documental quanto à realidade da proficiência em Língua Portuguesa, bem como o letramento em Leitura, no sentido de ampliar o olhar sobre a realidade do Ensino Médio no Brasil, na região Centro-Oeste e no Estado de Mato Grosso. Os textos analisados compõem dois grupos de documentos oficiais: i. os resultados do exame SAEB realizado em 2019; ii. os resultados do PISA realizado em 2018. Mesmo sabendo das limitações próprias desses modelos de avaliação, os dados de ambas as avaliações permitem constatar que o estado de Mato Grosso precisa de uma atenção especial no ensino de Língua Portuguesa – em especial no desenvolvimento de capacidades de leitura, visto apresentar o pior desempenho dentre os demais estados da região Centro-Oeste, se comparado à média brasileira. Este artigo faz parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e tem a finalidade de propor a aplicação de uma sequência didática como uma alternativa para o Ensino Médio, especialmente no desenvolvimento de capacidades leitoras.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo dos Santos Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Possui Bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (2007). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Latino Americana e Liderança Cristã. Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (2015), atuou em 2017 e 2018 como professor contratado de Filosofia na rede Estadual de Ensino em Rondonópolis - MT. Buscando trilhar novos caminhos na educação e no ensino, concluiu o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Cuiabá no ano de 2022, sendo que a dissertação tem com o título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CARTA DO LEITOR: UM INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO LEITORA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Confeccionou um Produto Educacional voltado para o Ensino Médio denominado "Ler Para Ver: uma leitura do mundo em busca de um olhar para a vida".

Sueli Correia Lemes Valezi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio (1990), tem Especialização em Teorias e Práticas Textuais: Linguagem, Epilinguagem e Metalinguagem. É Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL-Londrina-PR (2014). Professora efetiva de cursos de nível médio, técnico, tecnológico e bacharelado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Tem experiência na área de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura, Português Instrumental, Metodologia da Pesquisa Científica, Lingüística, com ênfase na Análise de Discurso, na Teoria de Gêneros Textuais e no Interacionismo Sociodiscursivo. Atua principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, Gêneros Textuais e Educação, Linguística Aplicada, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Português Instrumental, Educação Profissional, Formação de Professores. É coordenadora do Grupo de Pesquisa GEELLI/IFMT e docente do Programa de Mestrado Profissional - ProfEPT, no Campus Cuiabá.

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Publicado

30.12.2021

Como Citar

Ricardo dos Santos Gonçalves, P., & Correia Lemes Valezi, S. (2021). Proficiência em Língua Portuguesa e letramento em Leitura:: reflexões sobre o ensino médio no Brasil e no Centro-Oeste. Revista Tecnia, 6(2), 54–79. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1021

Edição

Seção

Educação e Ensino