O ensino de Química e sua relação com o mundo do trabalho em duas usinas de açúcar e álcool
Palavras-chave:
Ensino de Química, Mundo do trabalho, Usinas de açúcar e álcoolResumo
O ensino de Química tem papel fundamental para a formação do cidadão por abordar questões essenciais para a compreensão do mundo. Para que cumpra seu real objetivo, esse ensino deve ser contextualizado com temas de interesse regional inseridos no cotidiano dos alunos, como é o caso das atividades relacionadas ao processamento da cana-de-açúcar. Inscrita nesse contexto, este artigo tem como objetivo avaliar a relação do Ensino de Química com a atuação dos estudantes que passaram pelo Ensino Médio e estão no mercado de trabalho. A pesquisa de que este trabalho é resultado teve caráter qualitativo e foi realizada mediante levantamento de dados com a aplicação de questionários a funcionários dos laboratórios de análises e controle de qualidade de duas usinas de açúcar e álcool da região de Itumbiara/GO. Para os responsáveis pelos laboratórios das usinas, os conhecimentos adquiridos no Ensino Superior são relevantes em seu trabalho, o que não se considera para o ensino de Química do Ensino Médio. No caso dos demais trabalhadores dos laboratórios, conhecimentos gerais de Química voltados para o mundo do trabalho somente são adquiridos nas próprias empresas. É necessária, portanto, uma adequação do ensino de Química ofertado nas escolas de forma a oferecer atividades que sejam capazes de auxiliar no desenvolvimento completo dos alunos, além de contribuir para a sua formação cidadã. Desse modo, os futuros trabalhadores poderão assumir postos de trabalho que requeiram conhecimentos químicos, munidos de uma base sólida de informações em seu contexto social.
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