Educação a distância com suporte através de robô de conversação e linguagem natural
Abstract
Educação a distância constitui uma modalidade de ensino e aprendizagem condicionada pela disponibilidade de acesso às tecnologias de mediação e pelo letramento digital dos atores desse processo. O desafio de adquirir competência para utilizar as tecnologias de mediação demanda esforços que são adicionados ao próprio conteúdo educacional que é transmitido nas aulas. Auxiliar estudantes e professores no uso da tecnologia Moodle através de um robô de conversação foi uma abordagem implementada na Superintendência de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba para diminuir as dificuldades com o uso da tecnologia. O chatbot desenvolvido foi capaz de atender os pedidos dos estudantes, dar suporte aos professores e esclarecer dúvidas frequentes, reduzindo assim a sobrecarga de atendimentos do suporte humano. A pesquisa deste artigo foi fundamentada com a design science e teve como metodologia o estudo de caso na apresentação das etapas e desafios no desenvolvimento da robô de conversação batizada de Dorinha. A solução utilizou o processamento de linguagem natural para o entendimento das intenções dos interlocutores objetivando reduzir o impacto das requisições e chamados destinados ao setor de suporte da instituição em que foi implementada.
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