Los mercados verdes; pretexto para la educación ambiental comunitaria en Colombia
Keywords:
Mercados verdes, Educação ambiental baseada na comunidade, Sustentabilidade, Participação da comunidade, Práticas sustentáveisAbstract
Este artigo investiga o impacto dos mercados verdes na educação ambiental da comunidade em El Cocuy, Boyacá, Colômbia. Por meio de uma revisão abrangente da literatura e da análise de dados primários de estudos de campo, foram identificadas as vantagens dos mercados verdes como ferramentas eficazes para aumentar a conscientização, promover o aprendizado por meio da prática e fortalecer a participação da comunidade em práticas sustentáveis. El Cocuy se destaca por seu ambiente natural e riqueza cultural, o que o torna um ambiente favorável para o desenvolvimento de mercados verdes. Nesse contexto, é evidente como os mercados verdes tiveram um impacto positivo na sustentabilidade ambiental local, promovendo práticas agrícolas sustentáveis, o consumo de produtos ecologicamente corretos e a valorização do conhecimento tradicional. Esses mercados se tornaram espaços de conscientização e aprendizado prático, onde a comunidade se conscientiza da importância de tomar decisões responsáveis em relação ao meio ambiente, desenvolvendo conhecimentos e habilidades que promovem interações amigáveis com o ambiente natural. Como resultado, os mercados verdes não são apenas uma plataforma para a troca de produtos sustentáveis, mas também um espaço para educação e capacitação da comunidade na busca da sustentabilidade ambiental.
References
ÁNGEL MAYA, A. La fragilidad ambiental de la cultura-Historia y medio ambiente. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2015.
BAQUERO, M. Avaliando o potencial de fatores culturais na construção da democracia na América Latina: uma comparação entre 2005 e 2010. 2012.
BRUNDTLAND, G. H. Our Common Future World Commission On Environment And Developement. [s.l: 1987.]. Disponível em: <https://www.are.admin.ch/are/en/home/media/publications/sustainable-development/brundtland-report.html>. Acesso em: 8 set. 2023.
CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. 1, p. 35–64, jun. 2009.
CALDART, R. S. Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área. Belo Horizonte. 2011
CALDART, R. S. Educação do campo. Dicionário da educação do campo, v. 2, p. 257–265, 2012.
CÁRDENAS, L. M. La implementación del Plan Estratégico Nacional de Mercados Verdes en el Departamento de Amazonas, Colombia, 2002- 2011: ¿Acierto o desacierto? Revista de Ingeniería, v. 0, n. 42, p. 52–59, 10 ago. 2015.
CÁRDENAS TAMARA, F. Desarrollo sostenible en los Andes de Colombia: Provincias del Norte, Gutiérrez y Valderrama, Boyacá, Colombia. . 1. ed. Bogotá: Pontifícia Universidad Javeriana , 2000. v. 1
CARLOS, F. et al. O Método Qualitativo Norteando a Pesquisa Social. HOLOS, v. 5, n. 5, p. 1–6, 27 dez. 2019.
CARVALHO, H. M. El campesinado contemporáneo como modo de producción y como clase social. Curitiba.2012
CARVALHO, I. C. M. El sujeto ecológico y la acción ambiental en la esfera pública: una política en transición y las transiciones en la política. Tópicos en educación ambiental, v. 4, n. 10, p. 37–49, 2002.
FERNANDES, B. M.; MOLINA, C. M. O campo da educação do campo. Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília 2004.
FOLADORI, G. Contenidos Metodologicos de la Educacion Ambiental. Tópicos en Educación Ambiental, Vol. 4, no. 11, agosto, pp. 33-48, v. 4, n. 11, p. 33–48, 1 ago. 2002.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: CONCEITUAÇÃO, PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 1, p. 57–73, 15 set. 2019.
GOBERNACIÓN DE BOYACÁ. Plan estratégico departamental de Ciencia, Tecnología e Innovación - PEDCTI. 1. ed. 2012
GÓMEZ CONTRERAS, J. L. DEL DESARROLLO SOSTENIBLE A LA SUSTENTABILIDAD AMBIENTAL. Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión, v. 22, n. 1, p. 115–136, 2014.
GONÇALVES, C. W. P. El desafío ambiental. [s.l.] Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente, 2004.
GONZÁLEZ, F. E. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 17, p. 155–183, 1 out. 2020.
GUIMARÃES, M. Educação Ambiental: No Consenso Um Embate? [s.l.] Papirus Editora, 2007.
HERNÁNDEZ RAMOS, F. A. Avances en la incorporación de las estrategias de mercados verdes al interior del sector forestal colombiano. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2016.
HÖSLE, V. Philosophie der ökologischen Krise (The philosophy of ecological crisis). Munich: Beck: 1991
JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 233–250, ago. 2005.
KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. 2002
KRZYSCZAK, R. F. AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E SUAS VISÕES. Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai-IDEAU, v. 11, 2016.
LÓPEZ, H. O.; SÁNCHEZ, J. Á. Análisis de las relaciones entre el cambio climático y los modelos de producción en el municipio de El Cocuy (Boyacá). Economía, 1 jan. 2018.
LOUREIRO, C. F. B. Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneo. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 36, n. 1, p. 79–95, 1 maio 2019.
MARTÍNEZ CASTILLO, R. La importancia de la educación ambiental ante la problemática actual. Revista Electrónica Educare, v. 14, p. 42–58, 2010.
MAX-NEEF, M. Desarrollo a escala humana: una opción para el futuro. Oikos, n. 07, p. 53–66, 1992.
MINISTERIO DE AMBIENTE Y DESARROLLO SOSTENIBLE. Plan Nacional de Negocios Verdes. 1. ed. Bogotá: Ministerio de Ambiente y Desarrollo Sostenible, 2014.
MINISTERIO DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA COLOMBIA. Los negocios verdes impulsan el desarrollo de Colombia | Minciencias. Disponível em: <https://minciencias.gov.co/sala_de_prensa/los-negocios-verdes-impulsan-el-desarrollo-colombia>. Acesso em: 30 jun. 2023.
MORA LIZARAZO, L. E.; RODRÍGUEZ NUÑEZ, N. J. Propuesta para la creación de un centro de memoria histórica-cultural en el municipio de el Cocuy. Bogotá: Universidad Colégio Mayor de CundinamCundinamarca , 2013.
ONU. Objetivos de Desarrollo Sostenible | Programa De Las Naciones Unidas Para El Desarrollo. Disponível em: <https://www.undp.org/es/sustainable-development-goals>. Acesso em: 8 set. 2023.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. Ordre dans le chaos: nouveau dialogue de l’homme avec la nature. New York: 1984
REIGOTA, M. Editorial - Educação ambiental brasileira: a contribuição da nova geração de pesquisadores e pesquisadoras. Revista Interacções, v. 5, n. 11, p. 1–7, 6 abr. 2009.
RODRÍGUEZ, J. M. LA CUESTIÓN AMBIENTAL DESDE UNA VISIÓN SISTÉMICA. Revista Ideas Ambientales, p. 1–35, 2009.
ROSALES ESCALANTE, C. R. ¿Tuvo la agricultura algún efecto en la evolución humana? Desde El Herbario CICY, v. 8, p. 117–121, 2016.
SAUVÉ, L. Pour une éducation relative á l „environnement. Montreal: [s.n.].
SOARES, S. DE J.; FONSECA, V. M. DA. Pesquisa científica: uma abordagem sobre a complementaridade do método qualitativo. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 3, 10 dez. 2019.
SUGAHARA, C. R.; RODRIGUES, E. L. Desenvolvimento Sustentável: um discurso em disputa. Desenvolvimento em Questão, v. 17, n. 49, p. 30–43, 17 out. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2023 Revista Tecnia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.