Plágio

A Tecnia – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG adota softwares para a verificação de plágio e autoplágio a fim de garantir a integridade, originalidade e ineditismo de suas publicações.

No que diz respeito à verificação de plágio e autoplágio pelos softwares, todos os artigos que ultrapassarem 20% de plágio, incluindo a autocitação, serão analisados pela Equipe Editorial, que solicitará posicionamento dos(as) autores(as), caso necessário. A Equipe Editorial emitirá parecer final em relação à questão.

Quando for constatada, pelo(a) Editor(a) e/ou pelo(a) parecerista responsável pela avaliação, a existência de significativa duplicação ou redundância em um texto submetido, o(a) autor(a) será solicitado(a) a apresentar esclarecimentos. Caso se comprove que houve erro não intencional, o texto será recusado, acompanhado de uma explicação sobre a postura editorial da revista e as condutas esperadas em futuras submissões. Se não houver resposta por parte dos(as) autores(as), os(as) Editores(as) entrarão em contato com a instituição de origem, notificando os(as) superiores e/ou a pessoa responsável sobre a decisão editorial. Os(as) pareceristas envolvidos(as) também serão informados(as) da decisão tomada. Nos casos em que a similaridade for considerada de menor gravidade, os(as) autores(as) serão orientados(as) a referenciar adequadamente os trabalhos originais ou a remover os trechos semelhantes, para que o processo de avaliação possa ter continuidade.