Análise de Desempenho do Mercado da Construção Civil nos anos de 2012 a 2016 utilizando Ciência de Dados
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.01Palavras-chave:
Indústria da Construção, Ciência de Dados, Crise EconômicaResumo
Este artigo busca compreender o desempenho do setor da Construção Civil durante os anos de 2012 a 2016, tendo como objetivo utilizar técnicas de Ciência de Dados para análise dos principais indicadores econômicos do setor, na intenção de compreender as nuances da Construção Civil durante a crise que afetou o setor, paralisando indústrias de transformações, obras e aumentando o índice de desemprego do país. Assim, foi desenvolvido algoritmos em linguagem Python voltados para extração, análise e visualização de indicadores da indústria da construção civil disponibilizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, utilizou-se o modelo matemático de regressão linear para análise de linearidade entre os indicadores de sondagem da construção civil da FGV e o dólar comercial. Além de obter um diagnóstico da crise que assolou o setor, mostrou-se a importância e os impactos do dólar para economia da construção civil, evidenciado a relação direta entre o valor da moeda e a falta de confiança dos empresários da construção civil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).