Laboratório ponderal – atividade lúdica computacional para o ensino de cálculos estequiométricos

Autores

  • Patrícia Maria da Silva Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Robinson de Freitas Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Luiz Fernando Batista Loja Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Diego Arantes Teixeira Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Atividade lúdica, Jogos, Cálculos estequiométricos, Ensino de Química

Resumo

Atualmente, os alunos do ensino médio se interessam cada vez menos por aulas extremamente tradicionais, que utilizam apenas o quadro, o giz e a autoridade do professor como estratégias de ensino. Assim, a busca por metodologias alternativas e diferenciadas se faz de grande importância, visando dinamizar as aulas e despertar o interesse dos alunos. Tendo em vista que esse interesse pode interferir diretamente no processo de aprendizagem, as atividades lúdicas educacionais podem incentivar o aprendizado durante as aulas. Neste trabalho, desenvolveu-se um jogo educacional online, denominado “Laboratório Ponderal”, voltado para alunos do ensino médio.  Esse jogo utiliza perguntas e respostas que abordam os conceitos de leis ponderais e cálculos estequiométricos. Para concluí-lo, os alunos devem passar por três níveis de dificuldade. Esses três níveis são denominados “estagiário”, “técnico de laboratório” e “químico”. A atividade lúdica foi testada e avaliada por alunos do terceiro ano do ensino médio. Ao final da avaliação, notou-se que o jogo proposto agradou aos alunos, mostrando-se uma alternativa válida para tornar as aulas de Química mais interessantes e divertidas, além de poder ser utilizado como um material de estudos. As atividades lúdicas educacionais, entre as quais o “Laboratório Ponderal” é uma alternativa, podem ser importantes para a educação.

Biografia do Autor

Patrícia Maria da Silva Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Robinson de Freitas Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Bacharel em Sistemas da Informação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Luiz Fernando Batista Loja, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006), especialista pela Uni-Anhanguera em Gestão de Software (2009), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2011) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas e processamento de imagens, principalmente nas seguintes áreas: padrões e metodologias de desenvolvimento, modelagem e construção de arquiteturas para implementação de sistemas e tecnologia assistiva.

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade de Brasília (2010), graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade de Brasília (2010), mestrado em Química pela Universidade de Brasília (2012) e doutorado em Química pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Experimentação no Ensino de Química e Atividades Lúdicas no Ensino de Química.

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Publicado

28.12.2018

Como Citar

Maria da Silva Oliveira, P., de Freitas Fernandes, R., Fernando Batista Loja, L., & Arantes Teixeira Pires, D. (2018). Laboratório ponderal – atividade lúdica computacional para o ensino de cálculos estequiométricos. Revista Tecnia, 3(2), 129–147. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/916

Edição

Seção

Educação e Ensino

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