Laboratório ponderal – atividade lúdica computacional para o ensino de cálculos estequiométricos
Palavras-chave:
Atividade lúdica, Jogos, Cálculos estequiométricos, Ensino de QuímicaResumo
Atualmente, os alunos do ensino médio se interessam cada vez menos por aulas extremamente tradicionais, que utilizam apenas o quadro, o giz e a autoridade do professor como estratégias de ensino. Assim, a busca por metodologias alternativas e diferenciadas se faz de grande importância, visando dinamizar as aulas e despertar o interesse dos alunos. Tendo em vista que esse interesse pode interferir diretamente no processo de aprendizagem, as atividades lúdicas educacionais podem incentivar o aprendizado durante as aulas. Neste trabalho, desenvolveu-se um jogo educacional online, denominado “Laboratório Ponderal”, voltado para alunos do ensino médio. Esse jogo utiliza perguntas e respostas que abordam os conceitos de leis ponderais e cálculos estequiométricos. Para concluí-lo, os alunos devem passar por três níveis de dificuldade. Esses três níveis são denominados “estagiário”, “técnico de laboratório” e “químico”. A atividade lúdica foi testada e avaliada por alunos do terceiro ano do ensino médio. Ao final da avaliação, notou-se que o jogo proposto agradou aos alunos, mostrando-se uma alternativa válida para tornar as aulas de Química mais interessantes e divertidas, além de poder ser utilizado como um material de estudos. As atividades lúdicas educacionais, entre as quais o “Laboratório Ponderal” é uma alternativa, podem ser importantes para a educação.
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