A visão de ciência na antiguidade:
proximidades e distanciamentos entre Andery et al. (2007) e Harrison (2017)
Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Ensino de Ciências, Visão de CiênciaResumo
A possibilidade de utilização da história e da filosofia da ciência como estratégia pedagógica para o ensino de ciências é um tema que tem sido discutido no atual contexto educacional brasileiro. Diante das potencialidades e das limitações de tal estratégia, destaca-se a necessidade de cautela no que se refere aos tipos de narrativas históricas utilizadas e à forma de abordagem de questões complexas que permeiam a história da humanidade. Em vista disso, este artigo tem como propósito fazer uma análise comparativa entre duas obras, Andery et al. (2007) e Harrison (2017), no que compete à visão de atividade científica existente no contexto da Idade Antiga no Ocidente. Compreendendo as limitações de diálogos entre diferentes autores, os quais possuem diferentes visões de mundo, assume-se que a tentativa de complementaridade de perspectivas e o reconhecimento das divergências se estabelecem como uma atividade benéfica para o aprimoramento da visão histórica de ciência. Conclui-se que a ciência é historicamente influenciada pelos diferentes elementos que cercam os sujeitos que a produzem, fazendo com que esse empreendimento humano adquira funções e características singulares em cada período da história.
Referências
ANDERY, M. A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
GAGLIARDI, R.; GIORDAN, A. La historia de las ciencias: una herramienta para la enseñanza. Enseñanza de las ciencias, Barcelona, v.4, n.3, p. 253-258, 1986.
GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.2, p.125-153, 2001.
HARRISON, P. Os territórios da ciência e da religião. 1º edição. Minas Gerais: Ultimato, 2017.
MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Cad. Bras. Ens. Fís., Florianópolis, v. 24, n. 1: p. 112-131, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.