Práticas investigativas acerca de experiências docentes no âmbito do estágio supervisionado para a Educação Profissional

Autores

  • Gabriel Marchesan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Vanderlan Dupont de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Felipes Pedrozo Maia Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maurício Pase Quatrin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Andreia Ines Dillenburg Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://orcid.org/0000-0002-5906-6712

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão acerca dos conhecimentos adquiridos no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria. Para a realização deste trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa juntamente com o método de pesquisa descritivo. Ressalta-se que, mediante a realização desta pesquisa, foi possível agregar novos saberes na área da educação, já que os cursos de bacharelado não contemplam essa formação pedagógica e humana. Ademais, acredita-se que tal formação seja fundamental para agregar conhecimentos de diversas áreas com os saberes pedagógicos. Nesse sentido, essa formação é muito importante para quem deseja futuramente ser docente, em especial, na Educação Profissional e Tecnológica. Além do mais, com a realização dos estágios supervisionados integrantes de tal programa, pode-se obter contato direto com o campo de atuação docente. Dessa forma, com as aulas ministradas na docência orientada, foi possível observar e colocar em prática questões metodológicas e pedagógicas, tais como elaborar os planos de aulas, preparar as aulas, disponibilizar exercícios para fixação dos conteúdos, propor trabalhos, aplicar provas, correção de exercícios e das atividades avaliativas, entre outras. Por fim, também são relatadas algumas experiências relacionadas às práticas de ensino adotadas na realização dos estágios supervisionados.

Biografia do Autor

Gabriel Marchesan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Atualmente é professor da área de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rolante. Como formação profissional, é Técnico em Eletrotécnica (2010) pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), Bacharel em Sistemas de Informação (2014), Licenciado em Sistemas de Informação (2017) pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) e Mestre em Ciência da Computação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem interesse nas áreas de Redes de Computadores, Infraestrutura de TI, Banco de Dados, Algoritmos & Programação, Análise de Sistemas, Engenharia de Software, Testes de Software, etc. Como experiência profissional, atuou como Apoio Técnico em Informática no curso Pró-Conselho/UFSM e como Analista de Suporte. Como estagiário do curso Técnico em Eletrotécnica atuou como Orçamentista e Eletrotécnico na empresa ThyssenKrupp Elevadores Ltda - Santa Maria-RS. Também atuou no decorrer do mestrado como pesquisador do Grupo de Redes e Computação Aplicada (GRECA), sob coordenação da profª Drª Roseclea Duarte Medina, atuando principalmente em pesquisas envolvendo temas da área de Redes de Computadores, como Redes Definidas por Software (Software Defined Network - SDN) e Virtualização das Funções de Redes (Network Functions Virtualization - NFV).

Vanderlan Dupont de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui formação no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela UFSM. Ex-Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciência da Computação pela UFSM. Atualmente trabalhando em Pesquisas e Desenvolvimentos na área de Simulação Distribuída baseada na Arquitetura de Alto Nível HLA (High Level Architecture) para Treinamento Militar

Felipes Pedrozo Maia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), graduação em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Fez parte do laboratório Grupo de Linguagens de Programação e Bancos de Dados estando na pesquisa Taura Bots. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Móvel e Compiladores. Atualmente trabalha como Analista de Dados na empresa TELLFREE. Além disso, é professor do Ensino Técnico na Escola Gandhi - SEG.

Maurício Pase Quatrin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutor em Zootecnia/Produção animal pela UFSM. Além disso, é graduado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para o ensino profissional pela UFSM. Tem experiência em Agronomia e Zootecnia, atuando nas áreas de alimentação e nutrição de bovinos leiteiros, manejo de ordenha e de rebanhos leiteiros, integração lavoura pecuária, manejo de cereais de inverno de duplo propósito, produção de forragens conservadas, forragicultura e produção orgânica de leite.

Andreia Ines Dillenburg, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Especialista em Gestão Educacional e Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação-TICS ambas pela UFSM. Pós-Graduada em Docência de LIBRAS pela Uníntese Mestre e Doutora em Educação pela UFSM.Professora de educação especial da rede municipal de ensino de Santa Maria, atuando na educação infantil e no ensino fundamental, anos iniciais e finais. Interesse por temáticas relacionadas a inclusão, recursos de tecnologia assistiva, deficiência visual, gestão e legislação educacional TICS, acessibilidade, transtorno do espectro do autismo, audiodescrição e Libras.

Referências

ARAÚJO, R. M. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação, v. 7, n. 2. p. 1-16, 2008.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.

BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. 2. ed. São Paulo: Avercamp, 2006.

BORSSOI, B. L. O estágio na formação docente: da teoria à prática, ação-reflexão. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; SEMANA DA PEDAGOGIA, 20., 2008, Cascavel. Anais...Cascavel: Unioeste, 2008.

ESTEBAN, M. P. S.; SANDIN, P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2010.

FONSECA, C. V.; SANTOS, F. M. T. Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 1-21, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S. D.; ALMEIDA, W. A. D. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

MACHADO, L. O desafio da formação dos professores. Revista Educação e Sociedade, v. 32, n.116, p. 689-704, 2011.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2015.

TARDIF, M.; GAUTHIER, C. O saber profissional dos professores: fundamentos e epistemologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, 1996, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFCE, 1996. p. 1-20.

UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Projeto Político de Curso: Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/peg/>. Acesso em: 21 jul. 2017.

Downloads

Publicado

20.06.2018

Como Citar

Marchesan, G., Dupont de Oliveira, V., Pedrozo Maia, F., Pase Quatrin, M., & Ines Dillenburg, A. (2018). Práticas investigativas acerca de experiências docentes no âmbito do estágio supervisionado para a Educação Profissional. Revista Tecnia, 3(1), 30–46. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/900

Edição

Seção

Educação e Ensino