ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS E DO BIOMETANO PROVENIENTES DE DEJETOS DE SUÍNOS:

ESTUDO DE CASO

Autores

  • Fabrício Paiva Vieira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Elder Geraldo Domingues Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Simone Souza Ramalho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Luane Schiochet Pinto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Daywes Pinheiro Neto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Biogás, Energia Elétrica, Biometano Veicular, Análise Econômica

Resumo

Este artigo apresenta a análise da viabilidade econômica da geração de energia elétrica e da produção de biometano a partir do biogás oriundo de dejetos de suínos, em quatro cenários. Cenário 1 (C1), o biogás é utilizado para gerar energia elétrica através de um grupo motor-gerador (GMG). Cenário 2 (C2), purifica-se o biogás e utiliza-se o biometano produzido para gerar eletricidade em um GMG. Cenário 3 (C3), o biometano é injetado na rede de distribuição de gás natural e vendido à concessionária. Cenário 4 (C4), o biometano é utilizado como combustível veicular na frota da granja. Utilizando-se três critérios de decisão (VPL, TIR e Payback descontado) para se analisar a viabilidade econômica dos cenários, concluiu-se que os mais rentáveis são: o C4, C1, C2 e C3, respectivamente.

Biografia do Autor

Fabrício Paiva Vieira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Mestre em Tecnologia de Processos Sustentáveis pelo IFG - Instituto Federal de Goiás. Especialista em Ferrovias pela Hochschule für Technik und Wirtschaft Dresden, HTW/Dresden, Alemanha. Bacharel em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Curso de Extensão Universitária em Logística Empresarial pela EAESP/FGV-SP. Curso de Curta Duração em Comércio Exterior pelo ADUANEIRAS em São Paulo. Cursos de Capacitação, Aperfeiçoamento e Atualização Profissional nas seguintes Instituições: SENAC, SENAI, SEBRAE, SETCESP, ASLOG (ABRALOG). Experiência Profissional em Projetos Ferroviários, Construção Civil, Comércio Exterior e Logística. Habilidades Computacionais: Windows, Word, Excel, PowerPoint, Internet Explorer , níveis avançados. Firefox e BrOffice.org , níveis avançados. Linux , nível básico Manutenção de Microcomputadores , nível intermediário. AutoCad, MicroStation: InRoads and InRail , níveis intermediários. MS Project, CorelDraw e PhotoShop , níveis básicos.

Elder Geraldo Domingues, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2003). Atualmente é professor titular do Campus Goiânia Instituto Federal de Goiás - IFG. Tem experiência em Sistemas Elétricos de Potência e atua nas seguintes linhas de pesquisa da Engenharia Elétrica: Mercado de Energia Elétrica, Qualidade da Energia Elétrica, Geração de Energia Elétrica a partir de Fontes Renováveis, e Engenharia Econômica Aplicada às Energias Renováveis.

Simone Souza Ramalho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui bacharelado e licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Física pela Universidade de Brasília (2007). Atuou como Coordenadora Geral de pesquisa e inovação na Reitoira do Instituto Federal de Educação Cência e Tecnologia de Goiás e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas:RMN, teoria das estruturas de transição, kinetics, abstração bimolecular e estrutura eletrônica. Foi Coordenadora do Mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis (2015).

Luane Schiochet Pinto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Mestra em Tecnologia de Processos Sustentáveis pelo Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia (2018), Linha de Pesquisa Energias Renováveis. Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco (2014).

Daywes Pinheiro Neto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Atualmente é professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) e docente permanente do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade do IFG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e de Computação, com ênfase em Energias Renováveis, Mobilidade elétrica, Engenharia Econômica e Otimização.

Referências

Abiogás (Associação Brasileira de Biogás e Biometano). Menu Biogás e Biometano. Disponível em: < https://www.abiogas.org.br/biogas-e-biometano>. Acesso em 28 de outubro de 2016.

AGS (Associação Goiana de Suinocultores). Disponível em: < http://ags.com.br/>. Acesso em 14 de dezembro de 2017.

BALMANT, W. Concepção, Construção e Operação de um Biodigestor e Modelagem Matemática da Biodigestão Anaeróbica. UFPR. Curitiba – PR, 2009.

BLEY JÚNIOR., C. Biogás: A energia invisível. 2 ed. revista e ampliada. Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás-ER), 2015.

BORSCHIVER, S.; SILVA, A. L. R. DA. Mapeamento Tecnológico para Purificação de Biogás e seu Aproveitamento: Panorama Mundial e Iniciativas Nacionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA – COBEQ, 20. 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo. Anais: Blucher, 2015. p. 8757-8765.

CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás). Menu O BIOGÁS. Submenu O Que É O Biogás? Disponível em: . Acesso em 28 de outubro de 2016.

CIVARDI, J. F. D. O Uso de Biodigestores na Suinocultura Como Alternativa de Sustentabilidade Econômica: Uma Análise Para a Região da Grande Dourados/MS. Dourados - MS, 2014.

FELIPETTO, A. V. M. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) Aplicado a Resíduos Sólidos, Caderno 2: Conceito, Planejamento e Oportunidades. MMA, MC e IBAM, 2007.

GARCES JÚNIOR, W. B. Estudo de caso: Análise de viabilidade econômica do uso do biogás como energia renovável em granjas de suínos.2010. 100f. TCC (Tecnologia em Química Agroindustrial) – Câmpus Goiânia, Instituto Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

IPCC. IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories. National Greenhouse Gas Inventories Programme. Kanagawa, Japan: United Nation Environmental Programme, 2006.

LIRA, J. C. Umbelino. Análise econômica e balanço energético do biogás em granjas de suínos. Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Engenharia Elétrica, Goiânia - GO, 2009.

MARTINS, F. M.; OLIVEIRA, P. A. V. DE. Análise econômica da geração de energia elétrica a partir do biogás na suinocultura. Jaboticabal - SP, 2011.

PROBIOGÁS. BIOGÁS. Biometano como Combustível Veicular. 1ª Edição, Ministério das Cidades e GIZ, Brasília - DF, 2016.

SANTANA, L. E.; CINTRA, L. M. F.; PEDROSA, F.; PERES, S. A Biodigestão Como Solução Para a Destinação dos Resíduos do Setor Pecuarista. Revista da Ciência da Administração. Recife-PE. v. 6, p. 1-26, 2012.

SGC – Swedish Gas Technology Center Ltd. Basic data on biogas. Malmö, Sweden, 2012.

SILVA, C.A.B.V. e,; Limpeza e Purificação de Biogás. Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Escola de Ciência e Tecnologia. Departamento de Engenharias. Portugal, Julho, 2009.

UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change).

______. Methodology ACM0010: Large-scale Consolidated Methodology for GHG emission reductions from manure management systems – Version 08.0. 2013 onwards. Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes de Sistemas de Manejo de Estrume. Disponível em: < https://cdm.unfccc.int/methodologies/DB/99QRTE6N5QJEBOV2XP374B25SSIXBB>. Acesso em 06 de maio de 2017.

Downloads

Publicado

28.06.2019

Como Citar

Paiva Vieira, F., Geraldo Domingues, E., Souza Ramalho, S., Schiochet Pinto, L., & Pinheiro Neto, D. (2019). ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS E DO BIOMETANO PROVENIENTES DE DEJETOS DE SUÍNOS:: ESTUDO DE CASO. Revista Tecnia, 4(1), 156–174. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1042

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra