Uma análise das concepções sobre a natureza da ciência na Formação Inicial de Professores de Química do IFG/Câmpus Anápolis

Autores

  • Amanda Lohanne de Miranda Luz Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Lidiane de Lemos Soares Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG)

Palavras-chave:

Concepções, Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, Formação de Professores, Química

Resumo

Este artigo versará sobre a formação de professores articulada ao conhecimento epistemológico de ciência. Muitos dos cursos de licenciatura nas áreas das ciências naturais, no Brasil, não contemplam em seus planos pedagógicos de cursos o ensino da História e Filosofia da Ciência, condições que vêm contribuindo para a permanência de uma visão de ciência de cunho positivista tão criticada atualmente. A Pesquisa se configurou como uma pesquisa participante que integra investigação social, trabalho educativo e ação. A amostra investigada foi constituída de professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Câmpus Anápolis. Nosso instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário e os dados foram analisados segundo a técnica de análise textual discursiva, com categorias criadas a posteriori. As categorias levantadas foram: Ciência como estudo de diversos conhecimentos; Ciência como processo de construção do conhecimento; Ciência como Revolucionária; Ciência como utilitária; Ciência como Instituição Social. Nossos resultados permitem inferir que no geral os professores em formação inicial concebem a ciência e seu desenvolvimento, com um caráter linear, cumulativo, evolutivo, dogmático, baseado na observação e experimentação. Alguns poucos discursos vão contra essas ideias, entendendo a ciência dentro de uma perspectiva histórica, sociológica, psicológica e materialista.

Biografia do Autor

Amanda Lohanne de Miranda Luz, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Anápolis. Cursando Bacharelado em Farmácia pela Universidade Estadual de Goias, Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis, voluntária no projeto de iniciação científica em Desenvolvimento e Aplicação catalítica de Líquidos Iônicos na Síntese de Heterociclos via reações multicomponentes, bolsista do edital de desenvolvimento Institucional Nivél I enquadrada na Coordenadoria Central de Bolsas.

Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG)

Doutora em Química com ênfase em Ensino de Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, ambos pela Universidade Federal de Goiás, Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis e membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do mesmo campus. Está enquadrada como Pesquisadora na Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva, no Panecástica - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional Tecnológica (IFG-Anápolis) e no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (UFG). Atua com pesquisas em temas como Formação Inicial e Continuada de professores de Ciências/Química; Educação Inclusiva no Ensino de Ciências/Química e Ensino de Química para Surdos.

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Publicado

30.12.2016

Como Citar

Lohanne de Miranda Luz, A., & de Lemos Soares Pereira, L. (2016). Uma análise das concepções sobre a natureza da ciência na Formação Inicial de Professores de Química do IFG/Câmpus Anápolis. Revista Tecnia, 1(2), 11–27. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/871

Edição

Seção

Educação e Ensino