A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2209

Palavras-chave:

Escola, Inteligência Artificial, Educação

Resumo

Este artigo discute a relação entre escola e Inteligência Artificial (IA), considerando desafios como o uso excessivo por alunos, a incompreensão de seus riscos e potencialidades, e o desconhecimento por parte de educadores. A partir da pergunta norteadora — como a escola pode lidar criticamente com os impactos da IA? — desenvolve-se uma análise teórica baseada em revisão bibliográfica, com enfoque em obras recentes e autores ligados à tecnologia educacional crítica. Foram selecionados artigos, livros e ensaios relevantes para o campo educacional, com ênfase em perspectivas críticas sobre tecnologias digitais. Conclui-se que a presença da IA nas escolas exige exploração pedagógica e análise crítica, de modo a promover um uso ético, reflexivo e alinhado à formação cidadã.

Biografia do Autor

Lucas Bitencourt Fortes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2023); Pós-graduação Lato Sensu em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019); Pós-graduação Lato Sensu em MBA em Coaching pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019); Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano (2019); Graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020); Graduação em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018) e Graduação em Administração pela Universidade do Norte do Paraná (2017).

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Fortes, L. B. (2025). A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8), 26–41. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2209

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