A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2209Palavras-chave:
Escola, Inteligência Artificial, EducaçãoResumo
Este artigo discute a relação entre escola e Inteligência Artificial (IA), considerando desafios como o uso excessivo por alunos, a incompreensão de seus riscos e potencialidades, e o desconhecimento por parte de educadores. A partir da pergunta norteadora — como a escola pode lidar criticamente com os impactos da IA? — desenvolve-se uma análise teórica baseada em revisão bibliográfica, com enfoque em obras recentes e autores ligados à tecnologia educacional crítica. Foram selecionados artigos, livros e ensaios relevantes para o campo educacional, com ênfase em perspectivas críticas sobre tecnologias digitais. Conclui-se que a presença da IA nas escolas exige exploração pedagógica e análise crítica, de modo a promover um uso ético, reflexivo e alinhado à formação cidadã.
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