A importância da educação como ferramenta para enfrentar os desafios da sociedade da informação e do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.97

Palavras-chave:

Educação, Sociedade da Informação e do Conhecimento, Aprendizagem Significativa, Ensino, Aprendizagem.

Resumo

Vivemos em um mundo desterritorializado, onde não há barreiras temporais e espaciais para a interação humana, em uma nova era que oferece muitas oportunidades de aprendizagem e onde o espaço físico da escola deixa de ser o local exclusivo para se acumular conhecimentos e preparar cidadãos para uma vida em sociedade. Debates sobre as tecnologias da informação, a construção do conhecimento e o papel da educação, passam a ser recorrentes. Assim, o presente artigo traz como objetivo apresentar uma reflexão acerca da importância da educação como ferramenta para enfrentar os desafios da sociedade da informação e do conhecimento, a partir do pensamento de diversos autores que corroboram com estes estudos. Espera-se com isso, abrir espaço para novas discussões envolvendo esta temática.

Biografia do Autor

João Fernando Costa Júnior, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Informática em Educação, Gestão de EAD, Educação à Distância 4.0 e Docência no Ensino Superior e Técnico. Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Administração. Atua como professor universitário e técnico, consultor em software livre, padrões abertos e tecnologias livres [treinamentos, cursos, migrações e soluções] e consultor educacional na área de EAD e Projetos de Pesquisa. Idealizador e responsável pela Rede Espírito Livre [Revista Espírito Livre, TV Espírito Livre e Fórum Espírito Livre]. Membro da ISOC – Internet Society e ASL – Associação Software Livre.

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Costa Júnior, J. F. (2023). A importância da educação como ferramenta para enfrentar os desafios da sociedade da informação e do conhecimento. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 127–144. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.97

Edição

Seção

Artigos