As humanidades digitais no Brasil e no mundo: o estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.47

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, História Digital, História Pública

Resumo

Este artigo discute o campo das Humanidades Digitais que tem se tornado cada vez mais popular no meio acadêmico. Ele aborda perguntas como o que é Humanidades Digitais, o que os pesquisadores desse campo têm proposto de novidade, de quais formas a tecnologia pode ajudar nas pesquisas sem retirar o protagonismo do cientista e como as investigações relacionadas com as Humanidades Digitais têm contribuído com a ciência. Constatamos que com a pandemia de COVID-19 ocorreu a popularização das Humanidades Digitais no Brasil, contexto no qual questionamentos e explorações sobre o campo se tornaram mais frequentes. Tendo como foco a História, nos propomos a tentar responder as perguntas feitas inicialmente de forma introdutória, baseados na exploração da literatura e do ambiente acadêmico.

Biografia do Autor

Arthur Ferreira Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História pela Faculdade Saberes (2014), mestrado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e doutorado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022).

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Reis, A. F. (2023). As humanidades digitais no Brasil e no mundo: o estado da arte. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 32–48. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.47

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)