POPULAÇÃO CONECTADA
COMO A INTERNET E AS REDES SOCIAIS ONLINE TRANSFORMARAM AS CAMPANHAS ELEITORAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2254Palavras-chave:
Campanha Eleitoral, Redes Sociais, Comunicação Política, DesinformaçãoResumo
A internet transformou significativamente as estratégias das campanhas eleitorais. A partir da ascensão das redes sociais, a interação entre candidaturas e eleitorado tornou-se mais dinâmica. Este artigo analisa a evolução do uso da internet nas campanhas eleitorais no Brasil. Com base em uma revisão bibliográfica, é discutida a ampliação do protagonismo do eleitorado, a segmentação e a amplificação das diversas narrativas. Argumenta-se que, embora a internet tenha potencial para democratizar o debate público, as campanhas eleitorais nesse ambiente refletem desafios. Os resultados apontam para a necessidade de estratégias comunicacionais que conciliem a expansão da participação política com o combate à desinformação e a promoção de um espaço público digital democrático.
Referências
AGUIAR, Iana Oliveira da Silva. FOOH: inovação publicitária e os desafios éticos e legais em campanhas com conteúdos políticos e sociais. Revista FT, [S. l.], v. 29, n. 143, fev. 2025. Disponível em: https://revistaft.com.br/fooh-inovacao-publicitaria-e-os-desafios-eticos-e-legais-em-campanhas-com-conteudos-politicos-e-sociais/. Acesso em: 20 mar. 2025.
BEER, P.; BEZERRA, A.; CAMARGO, J.; GOMES, F.; OLIMPIO, E.; OLIVERO, L.; TALDIVO, B. O viés das mídias sociais: verdade e angústia nas políticas de engajamento. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. n. 27, jun, 2024.
BORGES, J.; NEVES, B. C. Por que as fake news têm espaço nas mídias sociais? : uma discussão à luz do comportamento infocomunicacional e do marketing digital. Informação e Sociedade, 30(2), 1-22. 2020 Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/211796. Acesso em: 09 fev. 2025.
BRAGA, Sérgio; CARLOMAGNO, Márcio. Eleições como de costume? Uma análise longitudinal das mudanças provocadas nas campanhas eleitorais brasileiras pelas tecnologias digitais (1998-2016). Revista Brasileira de Ciência Política, n. 26, p. 51-80, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/HShqCWG3ghZ7SrdPwPGMprq/. Acesso em: 24 jul. 2024.
BRASIL. Resolução nº 23457, de 15 de dezembro de 2015. Brasília, DF: Tribunal Superior Eleitoral, 2015
CARVALHO, Lucas. A Aplicação de Compliace digital como ferramenta de controle nas campanhas eleitorais na internet. 168 f. TCC (Doutorado) - Curso de Direito Político e Econômico, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2024. Disponível em: https://adelpha-api.mackenzie.br/server/api/core/bitstreams/89c9b4f5-a56a-4935-88c7-445c6a69750d/content. Acesso em: 22 jul. 2024.
FRATINI, Juliana. Campanhas Políticas nas Redes Sociais. São Paulo: Matrix Editora, 2020.
NEVES, Barbara Coelho. Inteligência Artificial, Campanhas Eleitorais e o Combate A Desinformação. Infohome. 2024. Disponível em: https://ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1549. Acesso em: 10 fev. 2025.
PANKE, Luciana; TESSEROLI, Ricardo. Da comunicação política ao marketing eleitoral: reflexões sobre estratégias e ferramentas de campanha. Tríade, Sorocaba, SP, v. 9, n. 21, p. 94-122. 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3981/4432. Acesso em: 25 fev. 2025.
ROSSI, Túlio. Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: Questões para pensar gênero e visualidade no século XXI. Tempo Social, v. 29, n. 1, p. 215-240, abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/K6YDWkysX5FBBR9Q9rPXWJM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2024.