O impacto da matemática no balé:

entre o corpo artístico e o corpo esportivo

Autores

  • Rousejanny da Silva Ferreira Instituto Federal de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Balé, Matemática, Descartes, Método, Notação

Resumo

Centrado na problematização das fronteiras entre a arte e o esporte, este Artigo indaga acerca das consequências que o uso da técnica do balé acadêmico – consolidado com a criação da “Académie Royale de Danse” em 1661 – teve na lógica esportiva.

Biografia do Autor

Rousejanny da Silva Ferreira, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Professora do Instituto Federal de Goiás atuando na Licenciatura em Dança e Mestrado Profissional em Artes Prof-Artes. Coordena os projetos de pesquisa em dança Corpo Composto e Balé do Encontro na mesma instituição. Editora-Chefe da revista científica em Artes - Incomum e avaliadora de outras revistas científicas no Brasil. Doutoranda em Artes pela Universidad Nacional de las Artes - UNA, Argentina.Tem mestrado em Performances Culturais (UFG), especialização em Filosofia da Arte (IFITEG/UEG), especialização em Pedagogias da Dança (PUC/GO) e graduação em Educação Física (UEG). Coordenou e lecionou nos cursos de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília - IFB e Programa de Segunda Licenciatura em Dança IFB-GDF entre 2011 e 2013 e foi professora de dança da rede estadual de educação do estado de Goiás entre 2006 e 2011. É autora do livro Balé Sobre outros eixos (2017) e organizadora dos livros: Pesquisa em balé no Brasil: história, ensino e cena (2020) e Discutindo a juventude: microrrevoluções entre a cultura e a educação (2020). É integrante dos grupos de pesquisa Cnpq: Incomum - Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização (IFG) e Comunidades e Memória e História da Dança (UFG). É membra associada da Associação Nacional de Pesquisadores de Dança - ANDA e da Dance Studies Association - DSA.

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Publicado

30.06.2020

Como Citar

da Silva Ferreira, R. (2020). O impacto da matemática no balé:: entre o corpo artístico e o corpo esportivo. Revista Tecnia, 5(1), 251–265. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/991

Edição

Seção

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes