O impacto da matemática no balé:
entre o corpo artístico e o corpo esportivo
Palavras-chave:
Balé, Matemática, Descartes, Método, NotaçãoResumo
Centrado na problematização das fronteiras entre a arte e o esporte, este Artigo indaga acerca das consequências que o uso da técnica do balé acadêmico – consolidado com a criação da “Académie Royale de Danse” em 1661 – teve na lógica esportiva.
Referências
BALANCHINE, G. 101 argumentos de grandes ballets: argumentos escena por escena de los ballets más populares antiguos y modernos. Madrid: Alianza, 1988.
BENSERADE, I. Ballet de la nuit. París: R. Ballard, 1653.
BROZAS POLO, M. Fundamentos de lasactividadesgimnásticas y acrobáticas. León: Universidad de León, 2004.
CORDEY, J. L’AcademieRoyale de Danse (1661-1778). Bulletin de la Société de l'histoire de l'art français, p. 177-185, 1953.
FERLOSIO, R. Las semanas del jardín. Madrid: Destino, 2003.
FEUILLET, R. A. Chorégraphie ou l'art de décrire la danse par caractères, figures et signes démonstratifs. Ed. Facsímil. Hildesheim, Nueva York: G. Olms, 1979.
GUEROULT, M. Descartes según el orden de las razones. Caracas: Monte Ávila, 1995. v. 1.
LA GORCE, J. L’Opéra à París au temps de Louis XIV. París: Librairie d'Argences, 1982.
LETTRES patentes du roy, pourl'établissement de l' Académie royale de danse em la ville de Paris. París: P. Le Petit, 1663.
LEVINSON, A. Un point d’histoire: querelle de Chorégraphes (sur Beauchamps). Extr. de prensa, 20-27 oct. 1924.
LIFAR, S. La danza. Barcelona: Labor, 1968.
MARION, J. L. Sobre la ontología gris de Descartes: ciencia cartesiana y saber aristotélico en las Regulae. Madrid: Escolar y Mayo, 2008.
MENESTRIER, C-F. Des ballets anciens et modernes selon les règles du théâtre. Ed. Facsímil. Genève: Minkoffreprint, 1985.
NETT, P. Equestrian ballets of the Baroque period. The Musical Quarterly, v. XIX, n. 1, p. 74–83, 1993.
NEVILLE, J. (ed.). Pierre Beauchamps and the public theatre. In: Dance, Spectacle, and the Body Politic. Bloomington: Indiana University Press, 2008. p. 117–135.
NORBERT, E. Deporte y ócio em el proceso de la civilización. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.
NORBERT, E. La sociedade cortesana. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
PANOFSKY, E. La perspectiva como forma simbólica. Barcelona: Tusquets, 2010.
PEVSNER, N. Academias de arte: pasado y presente. Madrid: Cátedra, 1982.
POUILLAUDE, F. Le désoruvrement chorépraphique: étude sur la notion d’oeuvreendanse. París: Vrin, 2009.
POWELL, J. Pierre Beauchamps, choreographer to Molière's Troupe de Roy. Music & Letters, v. 76, n. 2, p. 168–186, mayo 1995.
SOUCHON, H. Descartes et le Brun: étude comparée de la notion cartésienne des “signesextérieurs” et de la théorie de l'Expression de Charles Le Brun. Les Études Philosophiques, n. 4, p. 427-458, oct.-dic. 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Os (as) autores (as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. As obras são licenciadas sob a licença Creative Commons (CC-BY-4.0), que permite o compartilhamento do conteúdo, desde que haja o devido reconhecimento da autoria e da publicação original nesta revista.
-
É permitido aos (as) autores (as) firmar acordos adicionais, de forma independente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja mencionada a autoria e a publicação original na Tecnia.
-
Os (as) autores (as) têm liberdade e são incentivados a disponibilizar e divulgar seus trabalhos em plataformas online (como repositórios institucionais ou páginas pessoais), visto que essa prática pode favorecer contribuições relevantes, além de ampliar a visibilidade e o impacto da publicação.