O impacto da matemática no balé:

entre o corpo artístico e o corpo esportivo

Autores

  • Rousejanny da Silva Ferreira rousedance.ferreira@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Balé, Matemática, Descartes, Método, Notação

Resumo

Centrado na problematização das fronteiras entre a arte e o esporte, este Artigo indaga acerca das consequências que o uso da técnica do balé acadêmico – consolidado com a criação da “Académie Royale de Danse” em 1661 – teve na lógica esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rousejanny da Silva Ferreira, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Professora do Instituto Federal de Goiás atuando na Licenciatura em Dança e Mestrado Profissional em Artes Prof-Artes. Coordena os projetos de pesquisa em dança Corpo Composto e Balé do Encontro na mesma instituição. Editora-Chefe da revista científica em Artes - Incomum e avaliadora de outras revistas científicas no Brasil. Doutoranda em Artes pela Universidad Nacional de las Artes - UNA, Argentina.Tem mestrado em Performances Culturais (UFG), especialização em Filosofia da Arte (IFITEG/UEG), especialização em Pedagogias da Dança (PUC/GO) e graduação em Educação Física (UEG). Coordenou e lecionou nos cursos de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília - IFB e Programa de Segunda Licenciatura em Dança IFB-GDF entre 2011 e 2013 e foi professora de dança da rede estadual de educação do estado de Goiás entre 2006 e 2011. É autora do livro Balé Sobre outros eixos (2017) e organizadora dos livros: Pesquisa em balé no Brasil: história, ensino e cena (2020) e Discutindo a juventude: microrrevoluções entre a cultura e a educação (2020). É integrante dos grupos de pesquisa Cnpq: Incomum - Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização (IFG) e Comunidades e Memória e História da Dança (UFG). É membra associada da Associação Nacional de Pesquisadores de Dança - ANDA e da Dance Studies Association - DSA.

Referências

BALANCHINE, G. 101 argumentos de grandes ballets: argumentos escena por escena de los ballets más populares antiguos y modernos. Madrid: Alianza, 1988.

BENSERADE, I. Ballet de la nuit. París: R. Ballard, 1653.

BROZAS POLO, M. Fundamentos de lasactividadesgimnásticas y acrobáticas. León: Universidad de León, 2004.

CORDEY, J. L’AcademieRoyale de Danse (1661-1778). Bulletin de la Société de l'histoire de l'art français, p. 177-185, 1953.

FERLOSIO, R. Las semanas del jardín. Madrid: Destino, 2003.

FEUILLET, R. A. Chorégraphie ou l'art de décrire la danse par caractères, figures et signes démonstratifs. Ed. Facsímil. Hildesheim, Nueva York: G. Olms, 1979.

GUEROULT, M. Descartes según el orden de las razones. Caracas: Monte Ávila, 1995. v. 1.

LA GORCE, J. L’Opéra à París au temps de Louis XIV. París: Librairie d'Argences, 1982.

LETTRES patentes du roy, pourl'établissement de l' Académie royale de danse em la ville de Paris. París: P. Le Petit, 1663.

LEVINSON, A. Un point d’histoire: querelle de Chorégraphes (sur Beauchamps). Extr. de prensa, 20-27 oct. 1924.

LIFAR, S. La danza. Barcelona: Labor, 1968.

MARION, J. L. Sobre la ontología gris de Descartes: ciencia cartesiana y saber aristotélico en las Regulae. Madrid: Escolar y Mayo, 2008.

MENESTRIER, C-F. Des ballets anciens et modernes selon les règles du théâtre. Ed. Facsímil. Genève: Minkoffreprint, 1985.

NETT, P. Equestrian ballets of the Baroque period. The Musical Quarterly, v. XIX, n. 1, p. 74–83, 1993.

NEVILLE, J. (ed.). Pierre Beauchamps and the public theatre. In: Dance, Spectacle, and the Body Politic. Bloomington: Indiana University Press, 2008. p. 117–135.

NORBERT, E. Deporte y ócio em el proceso de la civilización. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.

NORBERT, E. La sociedade cortesana. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.

PANOFSKY, E. La perspectiva como forma simbólica. Barcelona: Tusquets, 2010.

PEVSNER, N. Academias de arte: pasado y presente. Madrid: Cátedra, 1982.

POUILLAUDE, F. Le désoruvrement chorépraphique: étude sur la notion d’oeuvreendanse. París: Vrin, 2009.

POWELL, J. Pierre Beauchamps, choreographer to Molière's Troupe de Roy. Music & Letters, v. 76, n. 2, p. 168–186, mayo 1995.

SOUCHON, H. Descartes et le Brun: étude comparée de la notion cartésienne des “signesextérieurs” et de la théorie de l'Expression de Charles Le Brun. Les Études Philosophiques, n. 4, p. 427-458, oct.-dic. 1980.

Downloads

Publicado

30.06.2020

Métricas


Visualizações do artigo: 156     PDF downloads: 56

Como Citar

DA SILVA FERREIRA, Rousejanny. O impacto da matemática no balé:: entre o corpo artístico e o corpo esportivo. Revista Tecnia, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 251–265, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/991. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes

Categorias

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.