Questões Sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia e o currículo do estado de Goiás
Keywords:
Educação CTS, Abordagens de Ensino, Educação BásicaAbstract
As Questões Sociocientíficas (QSC’s) se caracterizam como uma abordagem de ensino que abarca três elementos: relação com ciência ou tecnologia; constituem-se em um dilema social; apresentam controvérsia de ordem moral. No contexto do Estado de Goiás os professores ministram as aulas seguindo as orientações do currículo referência, o que torna importante uma leitura deste documento identificando aberturas para se trabalhar abordagens diferenciadas. Assim, este trabalho tem por objetivos fazer uma análise do Currículo Referência do Estado de Goiás com foco nas disciplinas de Ciências e Biologia, e discutir as possibilidades de uso da abordagem de QSC’s. Foi realizada análise documental do Currículo Referência com o intuito de identificar Conteúdos e Expectativas de Aprendizagem que possam oferecer abertura para o uso da abordagem de QSC’s pelo Professor. A seleção foi realizada com base na relação do Conteúdo/Expectativa com os seguintes critérios: 1) natureza controversa do tema; 2) natureza multidisciplinar; 3) envolvimento do tema com aspectos culturais, valorativos, políticos, econômicos, filosóficos, psicológicos e/ou ontológicos. A análise mostrou possibilidades tanto para o Ensino de Ciências quanto de Biologia. Contudo, verificou-se no currículo forte tendência em se ressaltar os benefícios da tecnologia no desenvolvimento de processos e produtos. Neste sentido, há a necessidade de expandir o currículo para a abertura de discussões que possam desenvolver habilidades argumentativas frente aos problemas advindos dos “avanços” científicos e tecnológicos. Ressaltamos a importância de o Professor conhecer a abordagem por QSC’s, pois esta pode colaborar para que os alunos desenvolvam opinião embasada cientificamente sobre assuntos polêmicos.
References
AULER, D. Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: Pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, 2007.
AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. P.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. p. 73-97.
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto Educacional Brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p.1-13, 2001.
BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+): Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A área de Ciências da Natureza no Ensino Médio: A Biologia no Ensino Médio. Ministério da Educação. p. 596-603, 2016.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M.; PRAIA, J.; VILCHES. (Org.). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS - VERSÃO EXPERIMENTAL. Disponível em: http://portal.seduc.go.gov.br/Documentos%20Importantes/Diversos/CurriculoReferencia.pdf
DAMASIO, F.; PEDUZZI, L. O. Q. História e Filosofia da Ciência na Educação Científica: Para Quê? Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 1-19, 2017.
FIALHO, W. C. G. O Currículo Referência do Estado de Goiás e suas mudanças para o Ensino de Ciências e Biologia. Jataí: Revista Eletrônica da Pós-Graduação em Educação – Itnerarius, v. 12, n. 01, 2016.
LINSINGEN, I. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, 2007.
MORAIS, C. L. Os documentos orientadores Nacionais e Estadual (Goiás) no contexto da Biologia para o Ensino Médio: Teorias de Currículo e Ensino de Evolução Biológica. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação Ciências e Matemática) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Goiânia, 2016.
PÉREZ, L. F. M. Questões Sociocientíficas na Prática docente: ideologia, autonomia, e formação de professores. São Paulo: UNESP, 2012.
SANTOS, W. P. Significados da educação científica com enfoque CTS. In: SANTOS, W. P.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. p. 21-39.
SANTOS, W. L. P.; SILVA, K. M. A.; SILVA, S. M. B. Perspectivas e desafios de estudos de QSC na educação científica brasileira. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de Ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 427-452.
SEDUC-GOIÁS. Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. Secretaria de Estado de Educação de Goiás. Disponível em http://portal.seduc.go.gov.br/Documentos%20Importantes/Diversos/CurriculoReferencia.pdf. s/d. Acessado em agosto de 2019.
SILVA, K. M. A. Questões Sociocientíficas e o pensamento complexo: Tecituras para o Ensino de Ciências. 303 f. Tese (Faculdade de Educação). Universidade de Brasília. Brasília, 2016.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, A. Pesquisa Científica. In: GERHADRT, T. H.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SCHEID, N. M. J. Temas controversos no ensino de ciências: Apontamentos de natureza ética. Diálogo-Canoas, n. 19, p. 65-79, 2011.
SOUSA, T. B. P. Questões Sociocientíficas (QSC’s) no Ensino de Ciências e Biologia no contexto do currículo referência do Estado de Goiás. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Universidade Estadual de Goiás. Anápolis, 2018.
STEVENS, D. et al. Reduzindo os riscos atuais e futuros. A sociedade resiliente, o Aquecimento global e a produção agrícola. In: LOURENÇO, M. J. et al. JC na escola Ciência, Tecnologia e Sociedade: Mobilizar o conhecimento para alimentar o Brasil. São Paulo: Centro Paula Sousa, 2017. p. 166-175.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.