O ensino de energia na disciplina de Ciências utilizando exemplos práticos e referências do convívio doméstico do aluno

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.943

Keywords:

Eletricidade, Energia, Ensino de Ciências, Ensino, Metodologia

Abstract

O objetivo deste trabalho foi apresentar instrumentos possíveis de trabalho para o professor de Ciências ou de Física usar em sala de aula quando estiver trabalhando o assunto energia. O trabalho se propôs a refletir e apresentar modos de adotar práticas produtivas em momentos de ensino à distância ou quando há recursos limitados na escola. O trabalho foi realizado com atividades norteadas pela metodologia Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) com os alunos do oitavo ano do ensino fundamental na disciplina de Ciências na Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino – rede pública do município de Teresina-PI. Houve aulas com exposição de materiais multimídia, atividades e avaliações que levam em conta objetos e vivências dos alunos. Os recursos práticos levaram em consideração a realidade dos estudantes e buscou-se sempre aliar o conteúdo trabalhado com a realidade com que o aluno vive. Portanto, é importante sempre disponibilizar aos professores novas metodologias e estratégias de ensino, mas cabe salientar que nem sempre é preciso buscar soluções mais modernas com utilização de estratégias que envolvam tecnologias complexas, pois o professor pode utilizar instrumentos simples que estejam inseridos na vivência ou na realidade do estudante. Em situações complicadas, como de uma pandemia, o professor deve estar preparado para utilizar a criatividade e a esperteza na hora de aproveitar quais instrumentos ele irá utilizar para ensinar.

Author Biographies

Pedro Henrique Silva Santos, Universidade Federal do Piauí

Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Especialização em Docência e Gestão na Educação a Distância - Faculdade Focus

Professor efetivo de ciências 20h - SEMEC -Teresina (PI)

Professor efetivo de ciências 20h - SEMED -Timon (MA)

Natália de Oliveira Melo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação - PUC-Rio

Pesquisadora no Pesquisadora do Estetipop - PUC-Rio.

Professora no pré-pós Paulo Freire - UPE

Professora Substituta – UFPE-CAA

Professora Formadora II - UFPE -EAD

Mestra em Direitos Humanos – PPGDH-UFPB

Especialista em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais – UCAM

Graduada em Pedagogia – UFPE

http://lattes.cnpq.br/8551097247693596

References

ANDRADE, M. S.; SILVA, M. L. de M.; OLIVEIRA, N. de M. Desafios da educação remota em tempos da Covid-19: Um estudo de caso com professores do Agreste de Pernambuco. In: GONÇALVES, M. C. da S.; JESUS, B. G. de (orgs.). Educação Contemporânea: Tecnologia. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2021. 9 v.

AUSUBEL, D. P. The Acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Publisher, 2000.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2. ed. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.

BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem baseada em problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 263-293, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362014000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2000.

CANTO, E. L. do; LEITE, L. C. C. Ciência naturais: aprendendo com o cotidiano. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2019.

CARVALHO, A. A.; HERNANDES, J. A. Uso de simuladores computacionais no ensino de energia e transformações energéticas para o 9º ano do ensino fundamental. Pesquisa em ensino de física. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. 1 v.

LABURÚ, C. E.; ZOMPERO, A. F.; BARROS, M. A. Vygotsky e múltiplas representações: leituras convergentes para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 7-24, 2013.

MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. In: A RELIGAÇÃO dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

PEREIRA, J. A. Um recurso didático baseado na plataforma Arduino para o ensino de energia. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.

SANTOS, C. L. L. dos; VLADIMIR JUNIOR, C. da S.; MELO, N. de O. Oficina sobre ácidos e bases com estudantes do 1º ano do ensino médio contextualizada com as tecnologias da informação e comunicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA. 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jalequimlevel4/325274-OFICINA-SOBRE-ACIDOS-E-BASES-COM-ESTUDANTES-DO-1-ANO-DO-ENSINO-MEDIO-CONTEXTUALIZADA-COM-AS-TECNOLOGIAS-DA-INFOR. Acesso em: 29 jan. 2024.

SILVA, T. de L.; MELO, N. de O. Uso de jogos e animes nas aulas remotas durante a pandemia do coronavírus: um relato de experiência discutindo evasão escolar em caruaru-pe. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2021, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Conedu, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79472. Acesso em: 29 jan. 2024.

SOUZA, V. R. Uma proposta para o ensino de energia mecânica e sua conservação através do uso de analogias. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

TERESINA. Secretaria Municipal de Educação. Currículo de Teresina: Ensino Fundamental. Teresina: Semec, 2018.

Published

2024-12-19

How to Cite

Silva Santos, P. H., & de Oliveira Melo, N. (2024). O ensino de energia na disciplina de Ciências utilizando exemplos práticos e referências do convívio doméstico do aluno. Revista Tecnia, 9(1), 18. https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.943

Issue

Section

Educação e Ensino

Categories