O ensino de energia na disciplina de Ciências utilizando exemplos práticos e referências do convívio doméstico do aluno
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.943Keywords:
Eletricidade, Energia, Ensino de Ciências, Ensino, MetodologiaAbstract
O objetivo deste trabalho foi apresentar instrumentos possíveis de trabalho para o professor de Ciências ou de Física usar em sala de aula quando estiver trabalhando o assunto energia. O trabalho se propôs a refletir e apresentar modos de adotar práticas produtivas em momentos de ensino à distância ou quando há recursos limitados na escola. O trabalho foi realizado com atividades norteadas pela metodologia Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) com os alunos do oitavo ano do ensino fundamental na disciplina de Ciências na Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino – rede pública do município de Teresina-PI. Houve aulas com exposição de materiais multimídia, atividades e avaliações que levam em conta objetos e vivências dos alunos. Os recursos práticos levaram em consideração a realidade dos estudantes e buscou-se sempre aliar o conteúdo trabalhado com a realidade com que o aluno vive. Portanto, é importante sempre disponibilizar aos professores novas metodologias e estratégias de ensino, mas cabe salientar que nem sempre é preciso buscar soluções mais modernas com utilização de estratégias que envolvam tecnologias complexas, pois o professor pode utilizar instrumentos simples que estejam inseridos na vivência ou na realidade do estudante. Em situações complicadas, como de uma pandemia, o professor deve estar preparado para utilizar a criatividade e a esperteza na hora de aproveitar quais instrumentos ele irá utilizar para ensinar.
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