Questões Sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia e o currículo do estado de Goiás

Autores

  • Tássia Balbina Pereira Sousa Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Sabrina do Couto de Miranda Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Plauto Simão de Carvalho Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Educação CTS, Abordagens de Ensino, Educação Básica

Resumo

As Questões Sociocientíficas (QSC’s) se caracterizam como uma abordagem de ensino que abarca três elementos: relação com ciência ou tecnologia; constituem-se em um dilema social; apresentam controvérsia de ordem moral. No contexto do Estado de Goiás os professores ministram as aulas seguindo as orientações do currículo referência, o que torna importante uma leitura deste documento identificando aberturas para se trabalhar abordagens diferenciadas. Assim, este trabalho tem por objetivos fazer uma análise do Currículo Referência do Estado de Goiás com foco nas disciplinas de Ciências e Biologia, e discutir as possibilidades de uso da abordagem de QSC’s. Foi realizada análise documental do Currículo Referência com o intuito de identificar Conteúdos e Expectativas de Aprendizagem que possam oferecer abertura para o uso da abordagem de QSC’s pelo Professor. A seleção foi realizada com base na relação do Conteúdo/Expectativa com os seguintes critérios: 1) natureza controversa do tema; 2) natureza multidisciplinar; 3) envolvimento do tema com aspectos culturais, valorativos, políticos, econômicos, filosóficos, psicológicos e/ou ontológicos. A análise mostrou possibilidades tanto para o Ensino de Ciências quanto de Biologia. Contudo, verificou-se no currículo forte tendência em se ressaltar os benefícios da tecnologia no desenvolvimento de processos e produtos. Neste sentido, há a necessidade de expandir o currículo para a abertura de discussões que possam desenvolver habilidades argumentativas frente aos problemas advindos dos “avanços” científicos e tecnológicos. Ressaltamos a importância de o Professor conhecer a abordagem por QSC’s, pois esta pode colaborar para que os alunos desenvolvam opinião embasada cientificamente sobre assuntos polêmicos.

Biografia do Autor

Tássia Balbina Pereira Sousa, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

É formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás - Unu de Itapuranga, Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Ensino de Ciências pela UEG. Trabalha como professora de Ciências e Biologia na rede Estadual de Educação de Goiás. Atualmente trabalha no Cargo de Tutora Educacional/Professor Formador. Possui Formação e experiência em Elaboração de itens para avaliação em Larga Escala.

Sabrina do Couto de Miranda, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é especialista em Biologia Vegetal pela UEG, mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Ecologia pela UnB. Atua nos cursos de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas da UEG-Palmeiras de Goiás ministrando disciplinas, orientação de TCC e IC. Tem experiência em estudos florísticos, fitossociológicos e ecológicos com enfoque na análise de biomassa e estoque de carbono nas formações savânicas e florestais do Cerrado. Se dedica à pesquisa na área de Ensino, voltada à formação de professores e desenvolvimento de Produtos e Processos Educacionais, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG-Anápolis (http://www.ppec.ueg.br). É professora associada no LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) onde desenvolve projetos de pesquisa e co-orienta alunos de doutorado. Para saber mais acesse o LoVEPlantsCerrado (https://sabrinacmiranda.wixsite.com/loveplantscerrado)

Plauto Simão de Carvalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Licenciado em Biologia (2004) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) com formação em coleta e estudos botânicos da flora do Cerrado, técnicas de herbário, noções básicas de Anatomia Vegetal; Especialista em Biologia Vegetal (2006) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) com enfoque em estudos fitossociológicos e comunidades de plantas lenhosas de cerrado sentido restrito; Mestre em Botânica (2008) pela Universidade de Brasília (UnB) com enfoque em taxonomia de Myrtaceae, Doutor em Ecologia (2013) pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado Sanduíche pela University of Oxford e Royal Botanic Gardens, Kew (2012) com enfoque em ecologia de populações, sistemática filogenética e biogeografia de plantas, especialmente da família Myrtaceae. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC/UEG - 2019-2024) com enfoque na formação de recursos com enfoque em estudos de formação de professores, Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem Significativa; é Membro permanente da Especialização (Lato Sensu) Manejo e Conservação dos Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários (UEG/Câmpus Palmeiras de Goiás) com enfoque em estudos de biodiversidade, flora de Angiospermas e Sistemática Filogenética. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Molecular, Biogeografia, Botânica e Estrutura Populacional de Plantas. Além disso, atua com formação de professores, Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa; possui vários anos de experiência como coordenador de projeto PIBID-Biologia/CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). Atua como pesquisador associado ao LAPIG-UFG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) com enfoque em conservação, serviços ecossistêmicos e botânica no Cerrado brasileiro.

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

Balbina Pereira Sousa, T., do Couto de Miranda, S., & Simão de Carvalho, P. (2019). Questões Sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia e o currículo do estado de Goiás. Revista Tecnia, 4(2), 135–157. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/929

Edição

Seção

Educação e Ensino