O Impacto do Diálogo Investigativo nas Abordagens à Aprendizagem de Estudantes Universitários Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.2Palavras-chave:
Abordagens à aprendizagem, Aprendizagem acadêmica, Estratégias de aprendizagem, Diálogo investigativo, Filosofia para criançasResumo
O objetivo deste estudo foi verificar até que ponto uma intervenção desenvolvida por meio do “diálogo investigativo”, aspecto que embasa o programa Philosophy for Children (P4C), é capaz de impactar as Abordagens à Aprendizagem (e as estratégias nelas envolvidas) de estudantes universitários brasileiros. Nesse sentido, com base num desenho inspirado no “desenho experimental de casos múltiplos”, oito estudantes de um curso superior brasileiro foram submetidos a uma avaliação comparativa, antes e depois de uma intervenção daquele tipo, quanto às suas Estratégias de Abordagem à Aprendizagem. Os resultados sugerem que, apesar de a intervenção não se associar à redução de uma “Estratégia de Aprendizagem Superficial”, parece associada à redução de uma “Abordagem Superficial – Realização à Aprendizagem” e ao aumento tanto de uma “Estratégia” como de uma “Abordagem Profunda à Aprendizagem” na maioria dos participantes. Para além disso, observou-se variabilidade interindividual dos participantes na resposta à intervenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).