Um olhar epistemológico sobre o currículo para as Ciências da Natureza na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.07Resumo
O lento avanço da Educação Infantil no Brasil revela a constante necessidade de discussões sobre o
currículo da Educação Básica, justificada pela origem não formal e não pedagógica do atendimento
educacional às crianças pequenas. Objetivamos, neste estudo, direcionar um olhar epistemológico
sobre o currículo para as Ciências Naturais na Educação Infantil como documento normativo alinhado
à especificidade do trabalho educativo. Amparados em referenciais teóricos e em pesquisa
documental sobre as diretrizes para o ensino de Ciências, procurar-se-á lançar luz sobre temas
menos pacificados na interação do currículo e os conteúdos da disciplina na Educação Infantil, pois
percebemos sua essencialidade no desenvolvimento das crianças durante o ensino e aprendizagem
em Ciências da Natureza. As informações mediadas por inquérito semiestruturado e as concepções
de professores da Educação Infantil de uma Rede Pública de Ensino do estado do Paraná, realizado
em 2021, procurou conhecer a fundamentação teórica docente para fornecer clareza nas práticas
pedagógicas, especificamente a periodização do desenvolvimento infantil para alcançar os objetivos
pedagógicos propostos. À vista da discussão sobre essas informações, a pesquisa evidenciou o
currículo como instrumento base para o planejamento docente, sendo considerado um conjunto de
decisões que caracterizam o currículo em ações e um norte que direciona a prática pedagógica dos
professores. Assim, foi possível perceber que os professores reconhecem a relevância deste
documento para a efetivação da prática docente como um todo nessa etapa de ensino. Ressalta-se,
portanto, a importância de um trabalho pedagógico reflexivo e significativo, que seja voltado para o
desenvolvimento integral das crianças pequenas.
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